A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em ação conjunta com a Guarda Civil Municipal (GCM), deflagrou nesta quarta-feira (14) uma operação decisiva contra o tráfico de drogas em Sengés, nos Campos Gerais. A ação resultou na prisão de seis indivíduos, suspeitos de integrar uma organização criminosa estruturada para a venda de entorpecentes na região.
Esta operação é um desdobramento da primeira fase, realizada em junho, que já havia levado à prisão de oito pessoas. Com as novas detenções, o número total de suspeitos capturados em ambas as fases da investigação sobe para 14. A nova etapa da operação foi desencadeada a partir da análise minuciosa de provas coletadas na fase inicial.
Ao todo, foram expedidos oito mandados de prisão preventiva, dos quais seis foram cumpridos com sucesso. As autoridades seguem em busca dos dois indivíduos que permanecem foragidos. A utilização de cães farejadores da GCM contribuiu significativamente para a eficácia das buscas e na identificação de possíveis locais de armazenamento de drogas.
Segundo o delegado Isaias Fernandes, a operação atingiu o núcleo da organização criminosa. “Alguns dos presos exerciam funções de liderança dentro da organização criminosa, controlando de forma estruturada a comercialização de entorpecentes na cidade”, afirmou o delegado, ressaltando a importância da ação para a segurança da comunidade.
“Essas prisões são resultado de um trabalho contínuo de inteligência e investigação”, complementa o delegado. “Estamos desarticulando uma organização que vinha impondo regras ao tráfico na cidade, determinando quem podia vender, onde e o que seria vendido. Trata-se de um golpe importante contra o crime organizado local”. Os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecerão à disposição da Justiça.
A PCPR reforça a importância da colaboração da população para o combate ao crime. Denúncias podem ser feitas de forma anônima através dos telefones 197 (PCPR) e 181 (Disque-Denúncia). Em casos de flagrante ou crime em andamento, a Polícia Militar deve ser acionada imediatamente pelo 190.