Clássico árabe, Kafta vai da tradição à inovação no Le Mir

Um dos clássicos da gastronomia árabe, a kafta ganha diferentes versões no cardápio do Le Mir Curitiba..

Kafta no Pão com Queijo - Le Mir - foto Leo Antunes

Um dos clássicos da gastronomia árabe, a kafta ganha diferentes versões no cardápio do Le Mir Curitiba. Desde a apresentação tradicional, no formato característico de espetinho, até a surpreendente Kafta no pão com queijo, que se transformou num dos maiores sucessos do premiado restaurante, não faltam opções para saciar os paladares dos amantes dessa instituição da comida oriental.

Le Mir Curitiba – fachada – foto Guilherme Gluck

A Kafta é um prato de origem persa que, a partir desse antigo império, conquistou o Oriente Médio e o Mediterrâneo Oriental. Depois, ganhou o mundo e diferentes versões. A palavra “kafta” deriva do persa “kūfta”, que significa “moer” ou “bater”, referindo-se ao processo de preparação da carne, que é moída antes de ser moldada na forma de uma linguiça ou ao redor de um espeto.

No Le Mir Curitiba, a receita básica tem toques bem especiais e quatro opções. Todas são assadas na brasa, o que potencializa a suculência. A que mais faz sucesso é uma entrada, mas tem tantos fãs que disputa atenção com os pratos principais. É a Kafta no pão com queijo. Nela, fatias de pão árabe são recheadas com carne de kafta, queijo mussarela e salsinha em pó, para depois serem assadas no fogo. Servida com uma pasta de alho picante, a porção custa R$ 39,90 (com oito unidades).

A combinação do pão com a carne e o queijo é apresentada em fatias delicadas, com uma textura crocante por fora e muita maciez por dentro, graças à finalização na brasa. Os temperos completam o prato, destacando o sumac (ou sumagre), que é uma especiaria de sabor ácido e cítrico, muito utilizada na culinária do Oriente Médio e Mediterrâneo. É feito a partir das bagas secas e moídas do arbusto Rhus coriaria. Esse mesmo tempero também vai na Kafta no pão sem queijo, uma variante que também está no menu.

Kafta (3) tt – foto Leo Antunes

Outros dois tipos de kafta, mais tradicionais, também integram o menu. Há os Espetos de kafta, com duas unidades saindo a R$ 24,90. A carne bovina é assada em brasa, temperada com especiarias árabes, salsinha e cebola. Acompanha duas pastas: uma de alho picante e outra de alho com ervas.

A quarta maneira de se provar a kafta no Le Mir é num prato principal que apresenta dois espetos dessa carne junto com um tipo de arroz a ser escolhido pelo cliente, entre quatro tipos: branco, com aletria, com lentilha ou fcom tâmaras e passas. Também acompanha cebola e tomates assados na grelha.

Com esse quarteto de opções, não há como não se apaixonar pelas kaftas do Le Mir. Bar de drinks, adega de vinhos e cervejas integras as pedidas para harmonizar.

Sobre o restaurante

A unidade de Curitiba é a primeira fora de Foz do Iguaçu do Le Mir Comida Árabe, fundado em 2019 pelo casal de raízes libanesas Edy e Alia Kazoun. Abriu as portas na capital paranaense há um ano e meio, com o mesmo cardápio da matriz, que atualmente possui três endereços na terra das cataratas. No final de outubro passado, o Le Mir foi eleito pelo portal Trip Advisor como o 19º melhor restaurante do mundo em 2024, entre oito milhões de estabelecimentos em todos os continentes, na categoria casual.

Le Mir Comida Árabe – Curitiba

Alameda Presidente Taunay, 533 – Bigorrilho

Jantar: de terça a sábado, das 19h às 23h.

Almoço: de terça a sábado, do meio-dia às 15h, e domingo do meio-dia às 15h.

Reservas: (41)99279-0994

https://www.instagram.com/lemircuritiba/

PUBLICIDADE

Relacionadas: