Um marco histórico para a ginástica rítmica brasileira foi alcançado neste sábado, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. O conjunto do Brasil brilhou e conquistou a medalha de prata na prova do grupo geral do Mundial, um feito inédito para o país na competição.
A equipe, composta por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves, alcançou um total de 55.250 pontos, garantindo o segundo lugar na classificação geral.
A apresentação brasileira começou com a prova de três bolas e dois arcos, onde o conjunto obteve a nota de 27.850, a melhor marca da equipe neste ano. Em seguida, nas cinco fitas, o desempenho garantiu 27.400 pontos.
Além da inédita medalha de prata, a equipe brasileira assegurou vaga nas finais de aparelhos, competindo por mais medalhas nas decisões das cinco fitas e das três bolas e dois arcos, com disputas programadas para este domingo.
O Japão conquistou a medalha de ouro na competição, com um total de 55.550 pontos. A Espanha completou o pódio, conquistando a medalha de bronze com 54.750 pontos.