Um lote de garrotes nelore, abatido com uma média de apenas 22 meses de idade, alcançou um peso impressionante, estabelecendo um novo marco na pecuária. O abate, realizado na Friboi de Lins, em São Paulo, chamou a atenção pela precocidade e rendimento dos animais.
Os 160 garrotes, crioulos e filhos de touros Nelore Puros de Origem (PO) da Fazenda Três Pontes, localizada em Novo Horizonte, pertencente ao empresário Jorge Ismael de Biasi, da JB Agropecuária, apresentaram um rendimento de carcaça de 59,34%. O peso médio da carcaça atingiu 29,7 arrobas, superando a média nacional de 20,5 arrobas para animais jovens. Dentre os animais abatidos, alguns chegaram a impressionantes 35 arrobas.
O resultado é atribuído à combinação de genética de ponta e manejo intensivo na fazenda. Jorginho Biasi seleciona touros com características desejáveis e valida a escolha com as avaliações genéticas do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas). Além disso, a propriedade investe em um protocolo nutricional específico para o confinamento, permitindo que a genética nelore se expresse plenamente.
A precocidade dos animais também é um ponto de destaque. Aproximadamente 95% do lote apresentava dentição de leite, demonstrando o potencial da raça nelore para o abate em idade jovem. O sucesso desse abate reforça a importância da genética e da tecnologia para o aumento da produtividade e da eficiência na pecuária brasileira, possibilitando maior peso ao abate, melhor rendimento de carcaça e maior faturamento para os produtores.