Um ciclista de 41 anos perdeu a vida em um trágico acidente no final da tarde desta sexta-feira (29), no bairro Pinheirinho, em Curitiba. O incidente ocorreu quando o ciclista foi atropelado por um ônibus da linha Circular Sul, dentro da canaleta exclusiva para o transporte coletivo.
Câmeras de segurança registraram o momento do acidente. As imagens mostram o ciclista transitando pela canaleta antes da colisão. Informações preliminares indicam que o ciclista colidiu com a lateral do ônibus, caindo e sendo atropelado em seguida.
Equipes de socorro, incluindo o SIATE, Polícia Militar e um médico, foram rapidamente acionadas, porém, a vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.
Em comunicado oficial, a URBS (Urbanização de Curitiba S/A) lamentou o ocorrido e reiterou que o tráfego de pedestres e ciclistas é estritamente proibido nas canaletas, destinadas exclusivamente ao uso dos ônibus. A URBS informou que, segundo o relato do motorista do ônibus, o ciclista trafegava na contramão e a colisão foi inevitável. A empresa também informou que a canaleta ficou bloqueada na altura da Rua Emanoel Voluz, no Pinheirinho, durante o atendimento à ocorrência.
A empresa Sorriso de Curitiba também se manifestou, lamentando o acidente envolvendo um ônibus biarticulado da linha Circular Sul e o ciclista. A empresa reforçou que o ciclista colidiu de frente com o ônibus dentro da canaleta exclusiva, vindo a falecer no local. A empresa enfatizou a importância de respeitar o uso exclusivo das canaletas, alertando para o alto risco de acidentes graves decorrentes da circulação irregular nesses espaços. As circunstâncias exatas do acidente serão apuradas pelas autoridades competentes.