OCX Defende “Solução Justa” para a Palestina por Paz no Oriente Médio

A Organização para a Cooperação de Xangai (OCX) expressou nesta segunda-feira, em Tianjin, China, a necessidade urgente de uma solução para a questão palestina, descrevendo-a como “a única maneira de garantir a paz no Oriente Médio”. A declaração foi emitida após uma reunião com a presença de líderes como Xi Jinping, Narendra Modi e Vladimir Putin.

Em comunicado, os membros da OCX manifestaram “profunda preocupação” com o agravamento do conflito entre Israel e a Palestina, e “condenaram energicamente” o que classificaram como um “desastre humanitário” na Faixa de Gaza.

A organização enfatizou “a necessidade de alcançar um cessar-fogo abrangente e duradouro o mais rápido possível, garantir o acesso da ajuda humanitária a Gaza e redobrar os esforços para assegurar a paz, a estabilidade e a segurança dos residentes da região”. A OCX reiterou que a estabilidade regional depende de uma solução abrangente e justa para a questão palestina.

A OCX, que congrega cerca de 40% da população mundial, também é formada por China, Rússia, Índia, Paquistão, Irã, Belarus, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão, além de países observadores e parceiros de diálogo como Egito, Turquia, Mianmar e Azerbaijão.

PUBLICIDADE

Relacionadas:

CULTURA • RAPHAEL AUGUSTUSCURITIBADESTAQUEGASTRONOMIANOTÍCIASPARANÁ

Buffet de sopas: conforto e sabor todas as noites na Tribo das Frutas