Tensão no Caribe: EUA Desdobram Caças F-35 em Meio a Crise com a Venezuela

O governo dos Estados Unidos, sob a administração de Donald Trump, intensificou a pressão sobre a Venezuela com o envio de caças de guerra F-35 para o Caribe. A movimentação militar ocorre em um momento de crescente tensão entre os dois países, conforme noticiado pela Reuters nesta sexta-feira (5/9).

Dez aeronaves furtivas foram deslocadas para um aeródromo em Porto Rico, de onde realizarão operações. O objetivo oficial é intensificar as ações norte-americanas contra cartéis de drogas atuantes na América Latina e no Caribe. Até o momento, o governo dos EUA não confirmou publicamente o envio dos caças.

A escalada militar na região acontece um dia após caças venezuelanos terem sobrevoado o navio USS Jason Dunham, da Marinha dos EUA, no Mar do Caribe. A embarcação integra uma frota enviada para as proximidades da costa venezuelana. O Departamento de Defesa dos EUA classificou a ação venezuelana como “altamente provocativa”.

As tensões aumentaram ainda mais após Trump ter iniciado uma ofensiva contra Nicolás Maduro. O presidente venezuelano é acusado de chefiar o cartel de Los Soles, recentemente classificado como organização terrorista por Washington. Essa classificação permite o envio de tropas dos EUA para outros países sob o pretexto de combater o tráfico e o terrorismo.

No início da semana, Trump anunciou que uma embarcação carregada com drogas proveniente da Venezuela foi abatida no sul do Caribe, resultando em 11 mortes. Segundo o presidente, o barco pertencia à facção venezuelana Tren de Aragua. Maiores detalhes sobre o incidente ainda não foram divulgados pela Casa Branca.

PUBLICIDADE

VIDEOS

JOCKEY

Relacionadas: