O Rio Grande do Sul está sob alerta devido à formação de um ciclone extratropical e à aproximação de uma nova frente fria a partir desta segunda-feira. A combinação desses fenômenos aumenta o risco de temporais e chuvas intensas, especialmente nas regiões oeste e sul do estado. A Grande Porto Alegre, a região central e o litoral também devem ficar em alerta para tempestades no início desta semana.
Na serra gaúcha e no litoral de Santa Catarina, são esperadas pancadas de chuva de moderada a forte intensidade. Os ventos ganharão força em grande parte da região, com rajadas entre 51 e 70 km/h, afetando áreas desde o sul do Paraná até o extremo sul gaúcho.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para tempestades e um alerta laranja para chuvas intensas e ventos costeiros. O alerta laranja indica risco de fortes chuvas e ventos que podem atingir até 100 km/h. As regiões mais vulneráveis são o Sudoeste Rio-grandense, Noroeste, Sudeste, Centro Ocidental e Centro Oriental do estado.