Evento discute policiamento voltado para o turismo
9º BPM participa do 2º Simpósio Internacional de Segurança no Atendimento ao Turista, em Foz do Iguaçu, para discutir policiamento turístico.
Em Foz do Iguaçu (PR), acontece nesta semana o 2º Simpósio Internacional de Segurança no Atendimento ao Turista (SISAT 2025). O congresso reúne, desde terça-feira (9), especialistas, autoridades e forças de segurança do Brasil e do exterior. O evento, que vai até sexta-feira (12), visa debater estratégias de policiamento voltadas ao turismo.
Compromisso do 9º BPM com a segurança
O 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) está representado no simpósio. O capitão Alexandre Henrique Silva de Lima, o 1º tenente Vinícius Szlanda, a cabo Benilde Chimanski da Silva e a soldado Franciele Pinto Cogrossi participam ativamente desde a abertura oficial. De acordo com o Setor de Comunicação Social do 9º BPM, a presença da equipe demonstra o compromisso do batalhão em fortalecer o policiamento turístico no litoral paranaense, especialmente durante a alta temporada de verão, quando a região recebe um grande fluxo de visitantes.
Temas abordados no simpósio
O simpósio já abordou, até o momento, temas como policiamento em áreas de fronteira, tanto nacionais quanto internacionais, e gestão da segurança em grandes eventos. Para esta quarta-feira (10), estão programados debates sobre a inclusão de policiais especializados em comitivas oficiais. Além disso, painéis sobre policiamento turístico em diversas áreas, como turismo de sol e praia, cultura, religião, negócios, saúde e beleza, pesca esportiva e compras.
Prevenção e capacitação
O evento também incluirá discussões sobre prevenção à exploração sexual e ao tráfico de pessoas em áreas turísticas. Capacitação policial e a aplicação de inovação e tecnologia no policiamento turístico será o foco do último dia do simpósio. O 9º BPM ressalta que a participação dos militares no 2º SISAT 2025 ressalta, assim, o empenho da unidade em se manter atualizada e adotar boas práticas de segurança pública voltadas ao turismo, garantindo mais tranquilidade e segurança para moradores e visitantes do litoral do Paraná.