Transformações geográficas no Parque Nacional Glacier Bay

O surgimento de uma nova ilha no Alasca destaca os efeitos das mudanças climáticas na região.
Nova ilha no Alasca
Uma nova ilha surgiu no sudeste do Alasca após a Geleira Alsek se desprender de uma pequena montanha chamada Prow Knob. Este fenômeno reflete como o degelo tem alterado a paisagem da região ao longo das últimas décadas.
O fenômeno do derretimento
Localizada no Parque Nacional Glacier Bay, Prow Knob tem cerca de 5 quilômetros quadrados e antes estava cercada pela geleira. Com o recuo constante do gelo, essa massa de terra passou a ser cercada pelas águas do Lago Alsek, que se expandiu progressivamente. O glaciologista Mauri Pelto destacou que os dois braços da Geleira Alsek já recuaram mais de 5 quilômetros desde 1984.
Crescimento do Lago Alsek
Durante esse mesmo período, o Lago Alsek cresceu de 45 para 75 quilômetros quadrados, acompanhando o derretimento do gelo. Os lagos vizinhos Harlequin e Grand Plateau também mais do que dobraram de tamanho ao longo dos anos, evidenciando as mudanças climáticas na região.
Impactos das mudanças climáticas
A separação entre a geleira e a montanha Prow Knob era prevista para ocorrer em 2020, mas o processo levou alguns anos a mais para se concretizar. Agora, o gelo perdeu o apoio que ainda tinha na montanha, tornando-se mais instável e propenso a desprendimentos. O recuo das geleiras no Alasca é parte de um fenômeno global ligado ao aquecimento do planeta, que se intensificou em anos recentes, com 2024 sendo o ano mais quente desde o início das medições.