A sexta-feira (12) no SP Open foi de altos e baixos para Beatriz Haddad Maia. A brasileira, cabeça de chave número 1, não conseguiu manter o ritmo forte do início da partida e foi surpreendida pela mexicana Renata Zarazua, nas quartas de final, com parciais de 7/6 (7/5) e 6/3.
O jogo, disputado na quadra central Maria Esther Bueno, no Parque Villa-Lobos, começou promissor para Bia, que abriu 3 a 0 rapidamente. No entanto, a mexicana se manteve concentrada e aproveitou os erros da brasileira para virar o jogo. Ao todo, Bia cometeu 53 erros não forçados, um número alto que contribuiu para a derrota.
Apesar de ter vencido os dois confrontos anteriores contra Zarazua, Bia Haddad enfrentou dificuldades em quadra. A brasileira mostrou irritação, reclamou e não conseguiu impor seu jogo. A presença da família e de atletas como Gabi (vôlei) e Dora Varella (skate) nas arquibancadas não foram suficientes para impulsionar a tenista.
No primeiro set, Bia chegou a sacar para fechar em 5 a 3, mas a ansiedade pesou e Zarazua se recuperou, levando a decisão para o tie-break. A mexicana aproveitou o momento de instabilidade da brasileira e fechou o set em 7/6 (7/5). A queda de rendimento físico de Bia na parte final do set foi evidente.
No segundo set, a torcida tentou incentivar Bia, mas a brasileira não conseguiu se encontrar em quadra. Zarazua aproveitou a falta de vibração e os erros da brasileira para fechar o set em 6/3, garantindo sua vaga na semifinal. “Hoje não foi meu dia”, lamentou Bia após a partida. Na semifinal, Zarazua enfrentará a francesa Sarah Rakotomanga. A outra semifinal será entre Janice Tjen, da Indonésia, e a britânica Francesca Jones.