
Por quê algumas pessoas são ouvidas, respeitadas e admiradas enquanto outras parecem invisíveis? Que dificuldades as empresas têm quando suas mensagens não são compreendidas pelos funcionários e clientes? Quais as principais vantagens de se comunicar do jeito certo, em qualquer ocasião?
As respostas para essas e outras questões estão no livro “Você é do tamanho da sua comunicação” (ed. Great People Books, 184 págs., R$ 74,90) da jornalista, palestrante e mentora de líderes Valdireni Alves.
A obra acaba de chegar ao mercado editorial e terá evento de lançamento no dia 19 de setembro (sexta-feira), a partir das 18h, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Batel de Curitiba. A entrada é franca.
Barreiras x prática
Segundo a autora, a comunicação assertiva tem papel fundamental na vida e no trabalho. Porém, grande parte das pessoas ainda enfrenta dificuldades nesta área por fatores que vão desde o medo de falar em público, expor suas ideias e opiniões; por não conhecer as técnicas adequadas de se comunicar; até pela preocupação com o julgamento alheio.
“Você pode ter o melhor currículo, a melhor ideia ou o melhor produto, mas se não souber se comunicar, ninguém reconhecerá seu valor”, explica Valdireni Alves, que tem mais de 30 anos de experiência profissional e comanda a S. Clara Comunicação.
No livro, a jornalista compartilha vivências e estratégias para ajudar o leitor a vencer o medo de falar em diferentes situações, dominar a própria voz e conquistar espaços com autoridade, sem perder a essência.
“Ao contrário do que alguns pensam, a comunicação não é sobre falar bonito. É sobre ser compreendido, lembrado e admirado sem deixar de ser você. Ao conhecer as técnicas certas e praticá-las, todos podem melhorar”, enfatiza a palestrante. A autora também ressalta que a comunicação de valor é aquela que entrega clareza, não quantidade. Mas para isso acontecer, precisa de estrutura, de técnica e de intenção.
Fácil de entender
Escrita com vocabulário simples, visual leve e em linguagem coloquial, a obra ‘conversada’ permite que o leitor inicie por qualquer capítulo, compreenda e aplique o conteúdo.
“No mundo em que vivemos, precisamos de informações objetivas e rápidas. Uso frases curtas, como as de TV e rádio. Isso faz parte da assertividade. É uma marca pessoal, que trago para o livro”, observa Valdireni.
Você é do tamanho da sua comunicação tem o prefácio de Rô Villa-Real, especialista em comunicação corporativa e marca pessoal. As vozes de Hilgo Gonçalves e José Nascimento – que são referências no mundo corporativo e acadêmico – também constam na abertura.
Clareza e autenticidade
Essas duas habilidades são fundamentais para quem busca posição de liderança ou quer se tornar um líder melhor.
Segundo a pesquisa Panorama de Sentimento das Lideranças 2ª Edição – 38% dos participantes disseram que precisam desenvolver a comunicação dentro do time para ser um líder melhor. Mais da metade apontou a falta de clareza estratégica como principal problema na tomada de decisão, enquanto 79% têm dificuldade em liderar diferentes gerações.
Já no levantamento da The Economist Intelligence Unit, braço de pesquisa da revista “The Economist”, mais da metade dos funcionários reportaram gastar algumas horas por semana resolvendo questões decorrentes de falhas na comunicação, causadas principalmente pela falta de clareza nas ordens de superiores. E as consequências mais comuns são mal-entendidos, conflitos, aumento do estresse no trabalho e atraso em projetos.
O relatório Tendências em Gestão de Pessoas 2024 – produzido pelo Ecossistema Great People e GPTW (Great Place to Work) – mostrou que a comunicação interna nas organizações é o principal desafio de gestão de pessoas.
Problemas x benefícios
Para facilitar o entendimento sobre a importância da comunicação assertiva em qualquer ambiente, a autora cita alguns fatores que contribuem para a dificuldade na comunicação:
1. Falta de clareza: Mensagens incompletas criam enormes barreiras e mal-entendidos,
2. Ausência de habilidades: A falta de habilidades como escuta ativa e empatia podem prejudicar a qualidade das interações e levar a conflitos,
3. Barreiras culturais e psicológicas: Diferenças culturais, preconceitos, estereótipos, bem como estados emocionais e psicológicos podem criar ruídos e interferências,
4. Sinais não verbais: A má utilização de linguagem corporal – como gestos inadequados, voz fraca, ou falta de contato visual – também prejudica a eficácia da comunicação,
Ao mesmo tempo, sugere o que fazer para melhorar a comunicação:
1. Desenvolva a escuta ativa: Concentre-se no que o interlocutor está dizendo, busque não apenas as palavras, mas também as intenções e emoções por trás delas,
2. Escute verdadeiramente: Não queira adivinhar o que o outro quer; pergunte,
3. Seja claro e detalhado: Fale com calma e empatia. Lembre-se de que o óbvio precisa ser dito. Pergunte se a mensagem foi entendida ou se ficou alguma dúvida,
4. Posicione-se: Se você não se posiciona, o outro ocupa o seu lugar.
Concomitantemente, Valdireni lista alguns benefícios que podem ser conquistados:
1. Crescimento pessoal: Aumento da autoconfiança em todas as ocasiões,
2. Melhoria da saúde emocional: Com menos conflitos, o ambiente de trabalho e a vida pessoal ficam mais equilibrados,
3. Fortalecimento de relações: A assertividade constrói relações baseadas em confiança e respeito mútuo,
4. Credibilidade: Profissionais assertivos ganham respeito, são mais ouvidos e reconhecidos nas organizações e no mercado de trabalho.
“Comece agora a desenvolver essa habilidade que pode mudar sua carreira, seus relacionamentos e sua vida. Comunicar-se bem não é apenas um dom — é uma decisão”, complementa a jornalista e palestrante Valdireni Alves.
Serviço:
O quê: Lançamento do livro “Você é do tamanho da sua comunicação” e sessão de autógrafos com Valdireni Alves
Quando: Dia 19/09 (sexta-feira), a partir das 18h
Onde: Livraria da Vila do Shopping Pátio Batel de Curitiba (Av. do Batel, 1868, loja 314)
Quanto custa: O livro é publicado pela editora Great People Books, tem 184 págs., custa R$ 74,90 está à venda nas principais livrarias, marketplaces e no site www.greatpeoplebooks.com.br
Sobre a autora
Valdireni Alves é jornalista, especialista em comunicação assertiva e oratória, palestrante, escritora e CEO da www.sclaracomunicacao.com.br. Já realizou conferências e treinamentos para o Sebrae-PR, Ademicon, Sistema FAEP, FIEP, Fecomércio/Sesc-PR, Câmara da Mulher Empreendedora, entre outras empresas.
Foi professora de Jornalismo na UEPG, diretora de Comunicação na Secretaria de Saúde do Paraná e atuou nas principais emissoras de TV do Paraná como repórter, apresentadora e editora-chefe.
Sobre a editora
A Great People Books vai muito além de uma editora. A empresa transforma conteúdo em experiências que geram impacto real nas pessoas e nas organizações. Além de suas publicações, leva as ideias para a prática por meio de workshops, clubes do livro, palestras, trilhas de desenvolvimento e formatos inovadores que conectam conhecimento com ação.
O propósito da Great People Books é garantir que cada conteúdo chegue onde realmente importa: nas conversas que moldam culturas, nos líderes que provocam mudanças e nas empresas que constroem um futuro mais consciente, diverso e sustentável.