As cores do Brasil brilharam no Mundial de Atletismo em Tóquio nesta segunda-feira. Alison dos Santos, o “Piu”, confirmou seu favoritismo ao garantir vaga na semifinal dos 400m com barreiras, enquanto Juliana Campos fez história ao classificar-se para a final do salto com vara, quebrando um jejum de 10 anos para o país na modalidade. A competição, que se realiza no mesmo estádio onde Piu conquistou o bronze olímpico em 2021, promete fortes emoções para os atletas brasileiros.
Alison dos Santos, um dos principais nomes do atletismo brasileiro na atualidade, não forçou o ritmo na sua bateria, terminando em segundo lugar com o tempo de 48s48. O atleta demonstrou estratégia ao poupar energias para a semifinal, que acontecerá na quarta-feira. “O objetivo era classificar, e consegui isso. Agora é focar na semifinal e buscar uma vaga na grande final”, declarou o atleta após a prova.
Além de Piu, outros brasileiros também brilharam nas eliminatórias. Matheus Lima e Francisco Viana também se classificaram para as semifinais dos 400m com barreiras, aumentando as chances do Brasil na disputa por medalhas. Nos 110m com barreiras, Eduardo de Deus e Thiago Ornelas também confirmaram presença nas semifinais, mostrando a força do atletismo brasileiro.
No salto com vara, Juliana Campos fez uma apresentação impecável, garantindo a melhor marca entre as finalistas com um salto de 4,60m. A atleta recolocou o Brasil em uma final da modalidade após 10 anos, repetindo o feito de Fabiana Murer, que conquistou a prata no Mundial de Pequim em 2015. A final do salto com vara também será realizada na quarta-feira, e Juliana Campos buscará um lugar no pódio.
Com um desempenho notável, Juliana Campos demonstra otimismo para a final. “Estou muito feliz com a minha performance. Trabalhei muito para chegar até aqui e vou dar o meu melhor na final para representar o Brasil da melhor forma possível”, afirmou a atleta. A torcida brasileira está ansiosa para acompanhar as próximas provas e vibrar com os resultados dos atletas no Mundial de Atletismo em Tóquio.
