Mercado aguarda definições sobre taxa de juros no Brasil e EUA
O dólar comercial apresenta queda nesta segunda-feira, refletindo expectativas em torno das decisões de juros no Brasil e nos Estados Unidos.
O dólar comercial opera em baixa nesta segunda-feira (15), com investidores atentos às decisões de juros que ocorrerão no Brasil e nos Estados Unidos. Às 10h07, a moeda americana caía 0,47%, cotada a R$ 5,329. Na B3, o dólar para outubro também apresentava queda de 0,24%, a 5.357 pontos.
Mercado reage a indicadores econômicos
Na última sexta-feira, o dólar à vista havia fechado em baixa de 0,69%, a R$ 5,3537. O Banco Central anunciou um leilão de até 40.000 contratos de swap cambial, o que pode influenciar o comportamento da moeda. Além disso, o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) recuou 0,5% em julho em comparação ao mês anterior, frustando expectativas de queda menor. Essa desaceleração econômica é vista como positiva para o controle da inflação.
Expectativas para a inflação
As projeções para a inflação em 2025 foram revisadas para baixo, com a estimativa de IPCA caindo de 4,85% para 4,83%, segundo o Relatório Focus do Banco Central. Esse cenário contribui para a fraqueza do dólar, que também se desvalorizava em relação a outras moedas no exterior.
Expectativa pelo Fed
No âmbito internacional, há uma expectativa de que o Fed cortará sua taxa de juros em pelo menos 25 pontos-base na próxima quarta-feira, o que, somado à manutenção da Selic em 15% pelo Banco Central brasileiro, justifica a fraqueza da moeda americana no mercado local.