A Acadêmicos de Niterói, que fará sua estreia no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026, confirmou à CNN a autenticidade de uma primeira versão do samba-enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A escola levará para a avenida o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins e o enredista Igor Ricardo, prometendo emocionar o público.
O enredo busca traçar um paralelo entre a infância de Lula no agreste pernambucano e sua trajetória até a presidência do país. “O título do nosso enredo traz a referência de uma árvore do agreste pernambucano, que era o ‘brinquedo’ predileto do nosso personagem na infância. A partir disso, vamos contar a história de vida de um garoto que sai do Nordeste, chega na grande metrópole, São Paulo, ganha consciência política, lidera diversas greves e se torna o primeiro presidente da República sem diploma do Brasil”, explicou Tiago Martins, revelando a inspiração por trás da escolha do tema.
No último carnaval, a Acadêmicos de Niterói garantiu seu lugar no Grupo Especial ao vencer a Série Ouro, a segunda divisão do carnaval carioca, somando 269,5 pontos. A escola superou agremiações tradicionais como Estácio de Sá, Porto da Pedra e União da Ilha do Governador, demonstrando sua força e potencial para surpreender na elite do samba. Em 2026, a Niterói terá a honra de abrir os desfiles do Grupo Especial, elevando ainda mais a expectativa em torno da homenagem a Lula.
Confira abaixo a letra da versão inicial do samba-enredo, um aperitivo do que a Acadêmicos de Niterói prepara para emocionar a Sapucaí em 2026. A letra celebra a trajetória de Lula, desde suas origens humildes até a liderança política, ressaltando a importância da esperança e da luta por um Brasil mais justo e igualitário. A expectativa é que o samba-enredo final passe por ajustes e aprimoramentos, mas a essência da homenagem já se faz presente nesta primeira versão.
[Trecho do Samba-Enredo]
EU VI BRILHAR A ESTRELA DE UM PAIS
NO CHORO DE LUIZ, A LUZ DE GARANHUNS
SERTÃO ONDE A POBREZA E O PRANTO
SE DIVIDEM PARA TANTOS
E A RIQUEZA MULTIPLICA PARA ALGUNS
…