Medida visa aliviar a carga tributária para motoristas
Aprovado corte histórico de 45% no IPVA no Paraná, que beneficiará mais de 2,5 milhões de veículos.
Aprovada a redução histórica de 45% no IPVA no Paraná, a Assembleia Legislativa encerrou a votação nesta terça-feira (16). O Projeto de Lei 690/2025, agora em fase de sanção, altera a alíquota do imposto de 3,5% para 1,9%, com impacto previsto para 2026.
Detalhes da votação
O projeto avançou em segundo turno com 48 votos favoráveis e nenhum contrário. A Oposição solicitou uma nova votação sobre o parecer da Comissão de Constituição e Justiça, que foi mantido com 38 votos a favor e oito contra. Essa medida tem como objetivo beneficiar a maioria dos veículos no estado, abrangendo aproximadamente 83% da frota tributada.
Benefícios esperados
A redução do IPVA beneficiará mais de 2,5 milhões de veículos, incluindo automóveis, caminhonetes e motocicletas acima de 170 cilindradas. O governo espera que a diminuição da carga tributária traga alívio financeiro às famílias, aumentando a capacidade de consumo e incentivando a regularização de impostos, o que pode estimular a atividade econômica em diversos setores.
Mecanismos de compensação
Para garantir a arrecadação, a proposta prevê um aumento na multa por atraso, que passará de 10% para 20%. Além disso, a nova alíquota deve ajudar a reduzir a inadimplência e trazer de volta veículos emplacados em outros estados. A Receita Estadual informou que as alterações não terão impacto na arrecadação deste ano, sendo os efeitos sentidos apenas em 2026.
Notícia feita com informações do portal: www.bandab.com.br