Cineasta Petra Costa é lembrada para o prêmio de Melhor Documentário
O documentário brasileiro "Apocalipse nos Trópicos", de Petra Costa, é cotado para o Oscar de 2026. A cineasta já foi indicada anteriormente com "Democracia em Vertigem".
O documentário brasileiro “Apocalipse nos Trópicos”, de Petra Costa, é cotado para o Oscar de 2026, segundo o The Hollywood Reporter. Se a previsão de uma indicação na categoria de Melhor Documentário se concretizar, a cineasta mineira repetirá o feito de 2020, quando foi indicada com “Democracia em Vertigem”.
O tema do documentário
“Apocalipse nos Trópicos” busca mostrar o aumento da participação de líderes evangélicos na política brasileira, acompanhando figuras como Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Silas Malafaia, desde antes das eleições presidenciais de 2022. A diretora comentou sobre a onipresença evangélica durante a pandemia, abordando os serviços que eles prestaram em contraste com a falta do Estado.
O panorama das premiações
Além de “Apocalipse nos Trópicos”, o filme “O Agente Secreto” também é cotado para o Oscar, sendo escolhido como a representação do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional. Este filme é considerado forte candidato em outras categorias, como Melhor Filme, Direção, Roteiro e Ator (Wagner Moura).
Expectativas para o Oscar
O anúncio dos indicados ao Oscar será feito no dia 22 de janeiro de 2026, enquanto a cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas acontecerá em 8 de março de 2026. A expectativa é alta para as produções brasileiras nesta edição.