Erro em transplante de rim em Natal

Paciente recebeu órgão destinado a outra pessoa

Erro em transplante de rim em Natal
Foto: Divulgação/HUOL/Ebserh

Um homem de 37 anos foi transplantado com um rim que não lhe pertencia, em Natal. O erro ocorreu no Hospital Universitário Onofre Lopes.

Em Natal, no dia 24 de setembro de 2025, um homem de 37 anos foi submetido a um transplante renal com um órgão que estava destinado a outra pessoa. O caso ocorreu no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) e foi confirmado pela unidade hospitalar nesta quarta-feira (24/9).

Circunstâncias do erro

O erro foi atribuído à semelhança entre os nomes dos indivíduos que estavam na fila de espera por um novo órgão. Após o transplante, o paciente apresentou diversas reações adversas devido à incompatibilidade sanguínea, o que resultou na rejeição do órgão e na necessidade de desfazer o procedimento. O órgão transplantado foi descartado, pois não pode ser reutilizado.

Situação atual do paciente

Atualmente, o paciente que recebeu o rim errado está internado no hospital e foi reinserido na fila de transplantes. O indivíduo que deveria ter sido transplantado continua aguardando a realização do procedimento. O caso segue sob investigação pelo hospital e pelas autoridades competentes.

Dados sobre transplantes no Brasil

Segundo dados do Ministério da Saúde, os rins ocupam a segunda posição entre os órgãos mais transplantados em 2024, com 6,3 mil procedimentos realizados. Em primeiro lugar estão as córneas, com 17,1 mil transplantes. Apesar do recorde histórico de transplantes realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022, totalizando mais de 30 mil procedimentos, ainda há cerca de 78 mil pessoas na fila de espera por um órgão ou tecido, sendo 42,8 mil apenas à espera de um rim.

PUBLICIDADE

Relacionadas: