Ação Conjunta Desmantela Esquema de Furto em Torres de Celular na Região de Curitiba

Uma operação conjunta da Polícia Civil do Paraná (PCPR) e da Guarda Municipal (GM) resultou na prisão.

Uma operação conjunta da Polícia Civil do Paraná (PCPR) e da Guarda Municipal (GM) resultou na prisão de um homem suspeito de furtar baterias de estações de rádio-base (ERBs) de telefonia celular em Curitiba e cidades da Região Metropolitana, incluindo Araucária, Colombo, Pinhais e São José dos Pinhais. A prisão preventiva e os mandados de busca foram cumpridos nesta segunda-feira (4), na capital paranaense.

As investigações se intensificaram após o furto de baterias de lítio de uma estação de telefonia no dia 5 de julho. O suspeito utilizava um carro para arrombar cadeados e cercas, desligando e removendo as baterias, avaliadas em R$ 7 mil cada. Em algumas ocasiões, ele se disfarçava de técnico de manutenção, utilizando um capacete de segurança amarelo para não levantar suspeitas.

O prejuízo causado a uma das operadoras ultrapassa os R$ 100 mil, sem contabilizar os danos indiretos causados pela interrupção dos serviços de telecomunicações. De acordo com o delegado da PCPR, Nasser Salmen, “Essa captura é fundamental para desarticular a atuação de um indivíduo que vinha causando prejuízos imensos ao setor de telecomunicações e, indiretamente, à população”.

A sinergia entre as instituições foi crucial para o sucesso da operação, como destacou o delegado Hormínio de Paula Lima Neto. “As ações conjuntas são importantes para o sucesso de investigações complexas. A união de diferentes órgãos nos permite atuar em diversas frentes, não apenas na esfera criminal, mas também na fiscalização administrativa e tributária, desmantelando por completo a estrutura criminosa.”

O homem foi indiciado por furto qualificado, atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública e interrupção de serviço telefônico. Após os procedimentos legais, ele foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde aguardará o desenrolar do processo judicial.

PUBLICIDADE

Relacionadas: