Ação judicial contra Trump por uso indevido de imagem no passaporte de parques nacionais

Grupo ambiental busca impedir que rosto do ex-presidente apareça no novo passaporte anual

Ação judicial busca impedir que rosto de Trump apareça no passaporte de parques nacionais.

Ação judicial contra o uso da imagem de Trump em passaporte de parques

A imagem no passaporte de parques nacionais está no centro de uma controvérsia judicial. O Center for Biological Diversity, um grupo ambiental, entrou com uma ação na quarta-feira, 6 de outubro, para barrar a inclusão do rosto do ex-presidente Donald Trump no passaporte de 2026, conhecido como ‘America the Beautiful Pass’. A alegação do grupo é que a ação do governo viola a Lei de Aprimoramento da Recreação em Terras Federais.

Alteração controversa substitui imagem de parque

O passaporte deveria apresentar, em vez disso, uma foto magnífica do Parque Nacional de Glacier, vencedor do concurso anual da National Parks Foundation. Porém, segundo a ação, o Departamento do Interior trocou essa imagem por um close do rosto de Trump. Kierán Suckling, diretor executivo do grupo, criticou a decisão, afirmando que “substituir a majestade dos parques nacionais por um close de seu próprio rosto é uma das ações mais egoístas de Trump até agora”.

Impacto na percepção pública dos parques

De acordo com Suckling, os parques nacionais representam um patrimônio americano que transcende divisões políticas. Em suas palavras, a tentativa de Trump de se promover através desses espaços naturais é um “ato repugnante”, comparando-o ao modo como ele associa seu nome a edifícios e restaurantes. O diretor reiterou que os parques não devem ser utilizados para fins de branding pessoal, mas devem ser celebrados como um bem comum.

Críticas às novas passagens e políticas

A ação judicial também destaca que a imagem de Trump não foi capturada em terras federais e, portanto, não deveria ser utilizada. Além disso, aponta que foram criadas novas passagens de residente e não residente, ações supostamente proibidas pela legislação vigente. O novo modelo de passaporte, esperado para ser lançado em 1º de janeiro de 2026, inclui fotos de animais, locais icônicos e imaens de Trump ao lado de figuras históricas, como George Washington e Theodore Roosevelt.

Resumo das ações de Trump relacionadas aos parques

Recentemente, Trump também anunciou que seu aniversário seria um dia sem taxas para entrada nos parques, ao mesmo tempo em que retirou datas significativas como o Dia de Martin Luther King Jr. e o Juneteenth da lista de dias de entrada gratuita. Esse movimento gerou críticas adicionais, reforçando a percepção de que suas ações estão mais voltadas à autopromoção do que ao benefício público. O grupo ambiental aguarda resposta de autoridades sobre a situação e a legitimidade das mudanças propostas.

Fonte: www.foxnews.com

PUBLICIDADE

VIDEOS

TIF - JOCKEY PLAZA SHOPPING - PI 43698
TIF: PI 43845 - SUPLEMENTAR - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
TIF: PI 43819 - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Relacionadas: