Medidas do CEO Lip-Bu Tan impulsionam a recuperação da empresa em 2025
A Intel registra alta de quase 9% no pré-mercado, impulsionada por cortes de custos e investimentos estratégicos.
As ações da Intel subiam quase 9% nas negociações do pré-mercado nesta sexta-feira (24), impulsionadas pelas medidas agressivas de corte de custos do presidente-executivo Lip-Bu Tan. Essas ações ajudaram a fabricante de chips a superar as estimativas de lucro trimestral, marcando um ponto de inflexão para a empresa, que lutou para manter sua relevância diante da concorrência acirrada e contratempos de fabricação.
Investimentos estratégicos
Após um 2024 conturbado, que registrou seu primeiro prejuízo anual em quase quatro décadas, a Intel agora está se apoiando em investimentos estratégicos e disciplina operacional. Durante o trimestre, a empresa recebeu suporte de investimentos multibilionários da Nvidia e da japonesa SoftBank, além de uma participação do governo dos EUA, que ofereceram um colchão financeiro enquanto a empresa trabalha para retomar o crescimento.
Recuperação das ações
Esses investimentos e os esforços de recuperação liderados por Tan proporcionaram uma tábua de salvação para as ações, que se recuperaram em mais de 90% em 2025. Segundo Ben Bajarin, presidente-executivo da Creative Strategies, “a Intel deu uma guinada e está estabilizando o barco”. A expectativa é que a empresa tenha uma configuração sólida para 2026, superando líderes de chips de IA como Nvidia e AMD.