Ações de conscientização melhoram a segurança dos pacientes

Durante todo o mês de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) promoveu ações de conscientização em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente. As iniciativas incluem seminários, palestras e oficinas que visam melhorar a qualidade do cuidado e a prevenção de riscos nos serviços de saúde. O Paraná se destaca na implantação de Núcleos de Segurança do Paciente (NSPs), com 412 hospitais e outros serviços de saúde envolvidos, promovendo práticas seguras e a prevenção de danos. Em 2024, 94% dos hospitais com UTI aderiram à Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, demonstrando o comprometimento com a segurança dos pacientes.

Em setembro, o Paraná promoveu ações de conscientização que reforçam a segurança dos pacientes nos serviços de saúde.

Durante todo o mês de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) promoveu diversas ações de conscientização em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, reforçando a segurança dos pacientes nos serviços de saúde. Essas iniciativas, que incluem o I Seminário de Segurança do Paciente da Macrorregião Oeste (CESP Oeste), foram projetadas para mobilizar e qualificar as equipes de saúde em todo o Estado.

Importância das ações de conscientização

As atividades realizadas pela Sesa, como peças de teatro, bingos, palestras, rodas de conversa e oficinas interativas, aproximaram profissionais, pacientes e familiares. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou que “cada relato, cada cuidado e cada medida de prevenção contribuem para salvar vidas. Segurança do paciente é um compromisso de todos nós, todos os dias”.

Avanços na segurança do paciente

O Paraná se destaca na implantação de Núcleos de Segurança do Paciente (NSPs), com 412 hospitais e outros 51 serviços de diálise que implementaram essas estruturas. Em 2025, o Estado alcançou 234 NSPs municipais, que coordenam ações de segurança em diferentes serviços públicos de saúde. Essas equipes multidisciplinares são responsáveis por planejar, executar e monitorar o Plano de Segurança do Paciente.

Reconhecimento nacional

O Estado também é reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e participa ativamente da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente. Em 2024, 94% dos hospitais com UTI e 94% dos serviços de diálise do Paraná aderiram voluntariamente a essa avaliação, reforçando o compromisso com a segurança do paciente e a prevenção de danos. O Núcleo Estadual de Segurança do Paciente (NESP) garante que cada ação e medida de prevenção sejam implementadas e acompanhadas efetivamente.

PUBLICIDADE

Relacionadas: