Administração Trump diz que SNAP será parcialmente financiado em novembro

Geoff Mulvihill, Associated Press Geoff Mulvihill, Associated Press

Medidas emergenciais garantem parte dos benefícios durante a paralisação do governo

A administração Trump anunciou que o programa SNAP receberá financiamento parcial em novembro, após decisões judiciais. Beneficiários enfrentam incertezas sobre os valores a serem recebidos.

Administração Trump garante financiamento parcial para SNAP

Em Providence, R.I., no dia 28 de outubro de 2025, a administração do presidente Donald Trump anunciou que o programa SNAP receberá financiamento parcial. A decisão ocorre após decisões judiciais que obrigaram o governo a manter o programa, que é fundamental para a alimentação de cerca de 1 em cada 8 americanos. Inicialmente, o Departamento de Agricultura dos EUA planejava congelar os pagamentos a partir de 1º de novembro devido à paralisação do governo. O custo do programa ultrapassa $8 bilhões por mês, e o governo agora utilizará um fundo emergencial de $4,65 bilhões para cobrir cerca de metade dos benefícios normais.

Impacto das decisões judiciais

As decisões de juízes em Massachusetts e Rhode Island forçaram a administração a reconsiderar sua posição, uma vez que as ações legais questionaram a legalidade da suspensão do programa. Os juízes determinaram que o governo deveria usar um fundo de emergência para garantir a continuidade do SNAP, dando um prazo até segunda-feira para a decisão. Enquanto isso, muitos beneficiários enfrentam incertezas sobre os valores que receberão e a rapidez com que os créditos serão carregados em seus cartões de débito para compras.

Respostas estaduais e ações emergenciais

Em resposta à possível interrupção dos benefícios, a maioria dos estados começou a aumentar a ajuda aos bancos de alimentos e a implementar sistemas para recarregar os cartões de benefícios com recursos estaduais. Em Rhode Island, por exemplo, beneficiários que também recebem o programa de Assistência Temporária para Famílias Necessitadas receberam pagamentos equivalentes a um quarto do valor habitual do SNAP. Delaware informou que os benefícios não estarão disponíveis até pelo menos 7 de novembro.

Desafios e incertezas futuras

A administração do USDA alertou que pode levar semanas ou até meses para que os estados ajustem seus sistemas para distribuir os benefícios reduzidos. A média mensal de benefícios é de aproximadamente $190 por pessoa, e a falta de clareza sobre os pagamentos está gerando ansiedade entre os beneficiários.
A situação expõe a fragilidade do sistema alimentar dos EUA, onde muitos dependem do SNAP para garantir acesso a alimentos básicos. A pressão sobre os bancos de alimentos e a crescente demanda por assistência alimentícia refletem a gravidade da crise que a paralisação do governo está causando na vida de milhões de americanos.

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: