Pelo menos onze adolescentes foram vistos praticando “rabeira” em um ônibus biarticulado na Rua Padre Anchieta, bairro Bigorrilho, Curitiba, no início da noite de sábado (23). A ação ocorreu na canaleta exclusiva para ônibus. Dezenas de outros jovens acompanhavam a cena e filmavam o ocorrido.
Uma testemunha relatou ter se surpreendido com a escalada de perigo na ação. “Eram alguns adolescentes brincando, mas não imaginávamos que estavam se preparando para pegar rabeira no ônibus. Ficamos com dó do motorista”, disse o homem, que estava acompanhado da esposa.
Os jovens esperaram o ônibus parar em uma estação-tubo para se agarrar ao veículo. A testemunha expressou preocupação, lembrando de casos de fatalidades envolvendo a prática. “Às vezes, são as famílias que acabam pagando por esses erros. Muitas vezes os pais nem sabem o que os filhos estão fazendo”, acrescentou.
Em abril, um adolescente de 14 anos, identificado como Lucas Vicente Machado, morreu atropelado por um ônibus biarticulado enquanto praticava “rabeira” na Linha Verde. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. O pai do jovem fez um apelo em um áudio para que outros adolescentes abandonassem a prática.
Posteriormente, foi sancionada a lei 16.525/25, que estabelece punição e multa para quem for flagrado pegando “rabeira”. A lei prevê apreensão do veículo utilizado para a prática e multa no valor correspondente a 100 vezes o valor da tarifa. Em caso de reincidência, a multa é acrescida de 50%. Se o infrator for menor de idade, a restituição do veículo será realizada aos pais ou responsáveis e o Conselho Tutelar será notificado.
Não foram registradas ocorrências de feridos no incidente de sábado.