Investigação da PF e CGU apura supostos desvios em São Benedito do Rio Preto
Prefeito e secretários de São Benedito do Rio Preto são afastados em operação sobre desvio do Fundeb.
Uma operação da PF (Polícia Federal) e da CGU (Controladoria-Geral da União) sobre suposto desvio do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), nesta quarta-feira (22), afastou temporariamente do cargo o prefeito de São Benedito do Rio Preto (MA), Wallas Rocha (Republicanos). Além do prefeito, também deixaram o cargo por ordem da Justiça o secretário de Educação, a secretária-adjunta de Educação e ordenadora de despesas (tesoureira).
Detalhes da Operação Santa Chaga
A “Operação Santa Chaga” investiga uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos do Fundeb. Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão nas cidades maranhenses de São Benedito do Rio Preto, Jatobá, Urbano Santos e São Luís. A investigação aponta que recursos do Fundeb eram desviados para pessoas sem vínculo com a educação e para empresas contratadas com indícios de irregularidades.
Possíveis consequências legais
Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro. O prefeito da cidade ainda não se manifestou publicamente sobre a operação.