O Paraná inicia setembro sob a influência de instabilidades climáticas, com previsão de chuvas e variações significativas de temperatura em diversas regiões. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta que as áreas Oeste, Sudoeste, Sul e Noroeste serão as mais afetadas nesta primeira semana do mês. Apesar da diminuição gradual das chuvas e ventos fortes até quarta-feira, uma nova frente fria trará mudanças drásticas a partir de quinta.
No último domingo, o estado já registrou rajadas de vento superiores a 50 km/h em cidades como Cascavel, Loanda e Toledo, além de acumulados de chuva consideráveis em Laranjeiras do Sul (26,2 mm) e Morretes (16 mm). A instabilidade persistiu nesta segunda-feira, com ventos fortes e pancadas de chuva localizadas, especialmente nas regiões de fronteira com países vizinhos e na divisa com Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
Segundo Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar, as instabilidades atuais são resultado da formação de uma área de baixa pressão associada a um cavado meteorológico. “Uma área de baixa pressão é caracterizada por uma região onde a pressão do ar é reduzida em relação às suas adjacências, tornando-se favorável ao levantamento de parcelas de ar que podem formar nuvens e favorecer a ocorrência de chuvas e tempestades”, explica Furlan. O sistema, diferente das tradicionais frentes frias, deve se afastar em direção ao oceano ainda nesta segunda-feira.
Enquanto algumas regiões enfrentam nebulosidade e chuviscos, principalmente no Leste, onde as temperaturas não devem ultrapassar os 20°C, outras áreas, como o Noroeste e o Norte, terão predomínio de sol e temperaturas acima dos 30°C. A nova estação meteorológica instalada no Pico Marumbi, em Morretes, registrou um acumulado de 78 mm de chuva até o meio-dia desta segunda-feira, evidenciando a intensidade das precipitações em pontos específicos.
Para os próximos dias, a previsão indica uma elevação das temperaturas até quarta-feira, com máximas de 35°C no Noroeste e Oeste. No entanto, a partir de quinta-feira, a chegada de uma frente fria provocará uma queda acentuada nas temperaturas, principalmente na metade sul do estado. A diferença nas temperaturas máximas poderá ultrapassar os dez graus em poucos dias, exigindo atenção e preparação da população para a brusca mudança climática.