Alerta Saúde: Campanha de Vacinação contra HPV Estendida até Dezembro para Jovens de 15 a 19 Anos

O Ministério da Saúde anunciou a prorrogação da campanha de vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano) para adolescentes e jovens entre 15 e 19 anos. A iniciativa, que se estenderá até dezembro, visa alcançar cerca de 7 milhões de brasileiros que não se vacinaram na faixa etária de 9 a 14 anos, considerada a ideal para máxima eficácia da imunização.

A ampliação da campanha busca oferecer uma segunda chance de proteção contra o vírus, responsável por diversas doenças graves. Para facilitar o acesso à vacina, postos de saúde, escolas, universidades, ginásios e até shoppings estão oferecendo a dose. Até o início de setembro, mais de 115 mil jovens já haviam sido vacinados, com destaque para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O HPV é uma infecção viral altamente comum, caracterizada pelo aparecimento de lesões na pele e mucosas, especialmente nos órgãos genitais. As lesões podem variar em textura e cor, mas geralmente não causam dor, sendo altamente contagiosas. A principal forma de prevenção é evitar o contágio e, fundamentalmente, a vacinação.

A vacina contra o HPV é segura e eficaz na prevenção de diversos tipos de câncer, incluindo os de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço. A iniciativa nacional conta com o apoio de estados e municípios, alinhada com a meta global de erradicar o câncer de colo do útero como problema de saúde pública até 2030.

Em 2024, o Brasil alcançou uma cobertura vacinal de 82% entre meninas de 9 a 14 anos, superando a média global de 37%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre os meninos da mesma faixa etária, a cobertura atingiu 67%. Desde o ano passado, o país adotou o esquema de dose única para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, seguindo as recomendações internacionais.

PUBLICIDADE

Relacionadas: