Instabilidades afetam principalmente Sudeste e Norte do país
Nesta terça-feira (4/11), 16 estados estão sob alerta de chuvas intensas, com riscos de alagamentos e deslizamentos.
Nesta terça-feira (4/11), 16 estados estão sob alerta de chuvas intensas, com foco nas regiões Sudeste e Norte do país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de perigo representados pelas cores laranja e amarela, indicando riscos de alagamentos e deslizamentos de terra.
Condições climáticas no Sudeste
A previsão aponta que uma frente fria avança pelo litoral sudeste, trazendo umidade da Amazônia, o que resultará em chuvas volumosas. As áreas mais afetadas incluem o norte do Rio de Janeiro, o centro-sul do Espírito Santo e Belo Horizonte, onde grandes volumes de chuva podem ocorrer. O tempo no Rio de Janeiro segue instável, com possibilidade de chuvas mais fortes à tarde e à noite, e temperaturas variando entre 20°C e 27°C.
Impactos no Norte do Brasil
No Norte, estados como Rondônia e Amazonas, incluindo Porto Velho e Manaus, também devem enfrentar instabilidades intensas com risco de raios e ventos fortes. As pancadas de chuva nas demais regiões do país devem ser mais rápidas e isoladas, sem grandes transtornos. No entanto, o oeste do Rio Grande do Sul e o interior nordestino permanecem secos, com umidade relativa do ar abaixo de 20%.
Previsão para a semana
A instabilidade climática deve persistir ao longo da semana, especialmente no Sudeste e parte do Centro-Oeste, mantendo o risco de chuvas fortes e acumulados significativos em Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal. O amanhecer desta terça também será marcado por nevoeiros em trechos do leste do Paraná, leste de Santa Catarina e do litoral e leste de São Paulo.