Atriz fala sobre sua preparação e as referências para o papel no musical 'Tim Maia – Vale Tudo'
A atriz Aline Cunha fala sobre sua inspiração para o papel de mãe de Tim Maia.
A atriz Aline Cunha, que interpreta a mãe do Tim Maia (1942-1998), no musical que narra a trajetória do icônico cantor brasileiro, contou que sua inspiração para criar a personagem nos palcos foram as mães brasileiras. Em coletiva de imprensa, ela refletiu: “quais mães temos dentro do Brasil? Temos aquela que faz um carinho quando precisa mas, ao mesmo tempo, dá muita bronca, que quando está perto, fala: ‘vem aqui, dá um abraço’, mas já dá um tapinha na ponta da orelha”.
Reflexões sobre a maternidade
Aline continuou, dizendo que também adicionou em sua caracterização as questões de ser mãe de uma pessoa negra que, nos dias de hoje, já é uma fonte preocupação e imagina que o cenário deveria ser mais difícil ainda nos anos 1960. “Todo mundo tem uma mãe que se preocupa com o filho. A dona Maria Imaculada [mãe de Tim], por ter uma grande quantidade de filhos, ainda precisou ser a fonte de renda, a que trazia o dinheiro para dentro de casa”, relatou.
A conexão com sua própria mãe
A atriz contou que sua mãe é do “tipo” que, mesmo dando uma bronca, pouco tempo depois a abraça e a agrada — mostrando carinho apesar das correções que precisa fazer. “Essa fonte serviu de guia para a personagem sempre ter o carinho, mas também o cuidado de toda mãe brasileira. E também tive orientações do Carmelo [filho de Tim]. Ele até me puxou para lembrar, por exemplo, que a dona Maria Imaculada nunca chamava o pai dele de Tim, e sim de Tião ou Sebastião”, disse durante a coletiva de imprensa.
Estreia do musical
O musical “Tim Maia – Vale Tudo” estreou na última quinta-feira (16), em São Paulo. A temporada vai até 21 de dezembro no Teatro Claro MAIS, localizado dentro do shopping Vila Olímpia, em São Paulo. O papel principal ficou para o ator Thór Junior — que revelou ter ficado 13 anos se preparando para viver o cantor nos palcos. Entenda a história.