Amazon reduz em 14 mil empregos corporativos

Corte visa limitar custos em meio a investimentos em inteligência artificial

Amazon anunciou a redução de 14 mil cargos, focando em cortar custos e integrar inteligência artificial.

A Amazon anunciou nesta terça-feira (28) que cortará cerca de 14 mil cargos, em um movimento para limitar custos enquanto investe em inteligência artificial. A gigante tinha aproximadamente 1,56 milhão de funcionários no final do ano passado, com cerca de 350 mil ocupando cargos corporativos.

Contexto dos cortes

A decisão da Amazon segue um relatório da Reuters que indicava que a empresa poderia eliminar até 30 mil empregos corporativos a partir de 27 de novembro, em resposta ao excesso de contratações durante o aumento da demanda por serviços durante a pandemia. Nos últimos meses, a empresa tem realizado reestruturações, com cortes graduais em diversas divisões.

Impacto da inteligência artificial

Andy Jassy, CEO da Amazon, afirmou que a crescente adoção de ferramentas de IA generativas poderá reduzir ainda mais a força de trabalho corporativa nos próximos anos. As empresas estão cada vez mais utilizando IA para automatizar tarefas rotineiras e desenvolver softwares, visando a eficiência e a redução de custos.

Próximos passos

À medida que a Amazon implementa essas mudanças, a expectativa é de que a empresa continue a reavaliar sua estrutura de trabalho e busque maneiras de integrar tecnologias avançadas em suas operações. A pressão para otimizar processos e reduzir custos é um reflexo das tendências atuais no setor de tecnologia.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: