Ambiente inovador de Curitiba favorece criação de novas startups de mobilidade

Letícia e Laura, da HooH: startup reflete demandas reais de motoristas e passageiros

Segundo levantamento do Sebrae Paraná, o Estado reúne 2.095 startups, sendo que 91% destes negócios são considerados pequenos empreendimentos. A capital, Curitiba, soma 563 empresas mapeadas no setor e figura entre as principais cidades do país quando o assunto é inovação e desenvolvimento de soluções tecnológicas, conforme o Sebrae Startups. 

Um estudo do Observatório Sebrae Startups aponta que o ecossistema nacional segue em expansão. Já são mais de 18 mil startups no país, com maior concentração nas áreas de tecnologia, saúde e educação — um cenário que tem estimulado o surgimento de novos negócios com identidade local. 

É dentro desse ambiente que nasce a HooH. A startup foi idealizada a partir de desafios percebidos diretamente no mercado: motoristas que se sentiam desvalorizados e passageiros que buscavam mais previsibilidade e transparência nas corridas.  

Segundo Laura Araújo, sócia-administradora da HooH, a proximidade com a realidade da cidade e o dinamismo do ecossistema de inovação local foram decisivos para tirar o projeto do papel. “A proposta da empresa foi construída com foco em soluções regionais, valorizando motoristas, melhorando a experiência do usuário e criando ferramentas integradas ao cotidiano da cidade”, destaca Laura.  

Entre elas, a empresária cita um guia local que fortalece o comércio curitibano, sendo que o desenvolvimento da tecnologia foi feito internamente, reforçando a visão empreendedora de criar um produto próprio e alinhado às necessidades locais. 

Mesmo jovem, a HooH já apresenta resultados expressivos. Em apenas três meses de operação, ultrapassou 20 mil cadastros ativos e contabilizou 7 mil corridas, atendendo Curitiba e Região Metropolitana. “Os primeiros meses também revelaram os desafios naturais do setor, como o equilíbrio entre oferta e demanda em horários distintos, mas, ao mesmo tempo, evidenciaram a receptividade do público a soluções criadas na própria cidade”, aponta a também sócia da startup, Letícia Lopes.  

Os resultados mostram que Curitiba está aberta a inovações desenvolvidas internamente e que há espaço para startups que unem tecnologia, impacto local e uma relação mais próxima com seus usuários.  “Os ajustes contínuos e o interesse crescente de potenciais parceiros e investidores reforçam o potencial do setor e do ecossistema empreendedor da região”, reitera. 

“Assim como aconteceu com as empresas que se tornaram gigantes no setor, como 99 e Uber, estamos recebendo interesse crescente, inclusive de investidores que querem aportar smart money, trazendo conhecimento e aceleração. Acredito que estamos no caminho certo, que é fortalecer o laço humano, entregando preço justo e valorizando um trabalho essencial para a população”, completa Letícia.

 

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