Aneel mantém bandeira vermelha e conta de luz terá custo adicional em novembro

A situação dos reservatórios e os impactos na tarifa de energia

Aneel confirma bandeira vermelha patamar 1 para novembro, com custo adicional na conta de luz.

Em 1º de novembro de 2025, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a manutenção da bandeira vermelha patamar 1 na conta de luz. Isso significa que, assim como em outubro, os consumidores continuarão pagando R$ 4,46 a mais a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Impactos da decisão da Aneel

A decisão da Aneel se deve ao baixo volume de chuvas e aos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, que permanecem abaixo da média, pressionando o custo da geração de energia no Brasil. “O cenário continua desfavorável para a geração hidrelétrica, devido ao volume de chuvas abaixo da média e à queda nos reservatórios”, informou a agência em nota. Essa situação obriga o acionamento de usinas termelétricas, que têm custos mais elevados.

Medidas para reduzir custos

A Aneel também destacou a importância do uso racional de energia elétrica, especialmente em um momento de escassez hídrica. Sugestões para reduzir o consumo incluem:

  • Manter a borracha de vedação da geladeira firme, evitando desperdícios de até 30% de energia.
  • Desligar a televisão da tomada, já que o modo stand-by continua consumindo energia.
  • Substituir lâmpadas incandescentes por modelos de LED.
  • Ajustar a temperatura do ar-condicionado entre 23°C e 25°C e limpar os filtros regularmente.

Perspectivas futuras

Não há previsão de melhora imediata nas condições hídricas, e, enquanto as chuvas não voltam à normalidade, a eficiência energética e o consumo consciente se tornam as melhores estratégias para mitigar o impacto na conta de luz. A Aneel reforça que pequenos hábitos podem fazer uma grande diferença no fim do mês.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: