Aniversário de 113 anos dos Bombeiros do Paraná é celebrado pela Alep

Valdir Amaral/Alep

Instituição é reconhecida pela sua importância na sociedade

A Assembleia Legislativa do Paraná celebrou os 113 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná em uma Sessão Solene.

Na noite de segunda-feira (27), a Assembleia Legislativa do Paraná celebrou os 113 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). O evento, realizado no Plenário da Assembleia, contou com a presença de diversas autoridades. O líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD), proponente da homenagem, destacou a importância da corporação. “O Corpo de Bombeiros do Paraná é uma instituição que, há 113 anos, renasce todos os dias a cada vida que é salva. Os homens e mulheres da corporação carregam a missão e a vocação de servir à comunidade, enfrentando riscos reais para proteger os paranaenses”, afirmou Bakri.

Reconhecimento e evolução da corporação

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, expressou sua honra em receber a homenagem em nome de todos os bombeiros do estado. Ele ressaltou que, neste ano, a instituição completa 113 anos de existência, iniciando com cerca de 100 bombeiros e atualmente contando com aproximadamente 3.200 profissionais atuando em todo o estado, que colocam suas vidas em risco em benefício de pessoas desconhecidas. “Essa honraria prestada aqui hoje é o reconhecimento da disposição dos bombeiros em colocar suas vidas, seu trabalho e suas famílias em prol do próximo, em prol de todos os paranaenses”, completou o coronel.

Confiança da população

Uma pesquisa do Índice de Confiança Social (ICS), realizada desde 2009 pelo Instituto Ipsos/Ipec, mostra que o Corpo de Bombeiros é a instituição em que os brasileiros mais confiam, liderando o ranking em todos os anos pesquisados. Em 2025, a corporação somou 85 pontos, muito à frente de outras instituições como igrejas e escolas públicas, que obtiveram índices de confiança de 67 e 66 pontos, respectivamente.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: