O secretário-geral da ONU destaca riscos econômicos e ambientais em evento na Suíça
António Guterres alerta para riscos de guerras comerciais e colapso climático em evento na Suíça.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou nesta quarta-feira (22) sobre o alto risco de guerras comerciais motivadas por bens de consumo, durante um evento da Unctad em Genebra, Suíça. Ele destacou que o sistema comercial global pode descarrilar devido a altas tarifas impostas por alguns países, o que tem gerado tensões comerciais crescentes.
Riscos econômicos e comerciais
Guterres enfatizou que as altas tarifas representam um importante problema econômico global. As tensões comerciais estão crescendo, e empresários tentam fortalecer as trocas comerciais com o Sudeste Asiático em meio a essas tarifas. Ele ainda mencionou um acordo de US$ 20 bilhões entre EUA e Argentina, apontando para a necessidade de um comércio baseado em regras estáveis.
Crise climática em foco
Além das questões comerciais, Guterres abordou o colapso climático, afirmando que o planeta está “à beira do colapso climático”. Os últimos dez anos foram os mais quentes já registrados, e ele alerta que “nenhum país está a salvo” dos desastres naturais, como incêndios, enchentes e ondas de calor.
Chamado à ação
O secretário-geral pediu aos governos que integrem esses alertas em suas políticas e orçamentos, ampliem o financiamento para a adaptação climática e cumpram os compromissos de redução de emissões. “As energias renováveis são o único caminho credível para deter a destruição do nosso clima”, concluiu Guterres, ressaltando a importância de combater a desinformação e o greenwashing.