Apoio de Donald Trump entre a Geração Z está diminuindo

Nova pesquisa revela queda acentuada na aprovação entre jovens eleitores.

Pesquisa aponta que apoio de Trump entre a Geração Z caiu para 25%.

Uma nova pesquisa da YouGov/Economist revela que apenas 25% dos eleitores da Geração Z aprovam o desempenho do presidente Donald Trump, com 67% desaprovando, resultando em um saldo de -42 pontos. Este declínio é notável em comparação com as taxas de aprovação em setembro (30–64, -34) e agosto (30–67, -37).

Frustração crescente entre jovens eleitores

O professor de comunicação política da George Washington University, Peter Loge, observa que a queda no apoio reflete a frustração dos jovens com a direção do país. Questões como desemprego juvenil, custos de educação e a crise climática estão entre as preocupações que impactam a percepção do governo entre esse grupo. A pesquisa também indica que 64% dos jovens desaprovam a abordagem de Trump em relação ao shutdown do governo, o mais longo da história dos EUA.

Descontentamento com a política externa

Além disso, a confiança dos jovens em Trump sobre sua política externa também caiu. A aprovação de sua estratégia em relação ao conflito Israel-Hamas, que anteriormente era de 30–56 em setembro, caiu para 29–61 em outubro. Essa mudança é significativa, considerando que 59% da Geração Z se preocupa profundamente com o conflito Israel-Palestina.

A manutenção da aprovação geral

Apesar do descontentamento entre os jovens, a aprovação geral de Trump permanece estável. A pesquisa da YouGov/Economist mostra que o saldo de aprovação de Trump é de -17 pontos, sem mudança em relação ao mês anterior. Vários analistas, incluindo o professor Thomas Gift, destacam que a base de apoio de Trump é resiliente e profundamente enraizada, o que pode explicar a estabilidade em suas classificações de aprovação.

A pesquisa revela uma divisão clara entre a Geração Z e a percepção mais ampla do governo, colocando em evidência a crescente insatisfação entre os jovens eleitores e os desafios que Trump enfrenta para manter seu apoio entre essa demografia.

PUBLICIDADE

Relacionadas: