Aprovação de Donald Trump cai entre seus apoiadores

["Getty Images","Newsweek/Illustration"]

Queda nas taxas de aprovação sinaliza problemas políticos para o presidente

A aprovação de Donald Trump caiu entre seus apoiadores, atingindo um novo patamar negativo em meio ao shutdown do governo.

A aprovação de Donald Trump caiu entre seus apoiadores, atingindo um novo patamar negativo em meio ao shutdown do governo. Segundo uma pesquisa da YouGov/Economist, realizada entre 31 de outubro e 3 de novembro, sua aprovação líquida entre os que votaram nele caiu para +70, uma queda de quatro pontos desde o final do verão. Essa queda é preocupante em um momento em que Trump não pode se dar ao luxo de perder apoio.

Impacto do shutdown e descontentamento

O shutdown do governo, que já é o mais longo da história, começou a impactar a aprovação de Trump. Apesar de inicialmente parecer que suas taxas de aprovação não eram afetadas, a situação se deteriorou enquanto o shutdown se arrastava. O governo foi forçado a usar um fundo de emergência de $4,65 bilhões para manter o programa SNAP em funcionamento, mas a maioria dos 42 milhões de beneficiários está recebendo apenas cerca de 65% de seus benefícios habituais.

Críticas e repercussões econômicas

O descontentamento crescente entre os apoiadores de Trump é evidente, com 54% deles acreditando que os benefícios do SNAP devem ser pagos durante o shutdown. Além disso, a aprovação de Trump em relação ao manejo do shutdown entre seus apoiadores caiu de +78% para +71% desde o início de outubro. A pressão econômica também aumentou, com a CBO projetando que o shutdown pode reduzir o crescimento do PIB dos EUA entre 1 e 2 pontos percentuais, com custos estimados entre $7 bilhões e $14 bilhões.

Consequências políticas para Trump

Democratas acusam Trump de tentar “armar a fome” para forçar concessões nas negociações de gastos, enquanto o descontentamento entre os cidadãos cresce. A situação é uma tempestade perfeita de ansiedade econômica, e a capacidade de Trump de manter o apoio entre seus eleitores está sob crescente ameaça, especialmente com as eleições de meio de mandato se aproximando. A próxima votação para encerrar o shutdown está marcada para sexta-feira.

Fonte: www.newsweek.com

Fonte: ["Getty Images","Newsweek/Illustration"]

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: