Ministro afirma que negociações comerciais estão avançando com os EUA
Governo brasileiro afirma que aspectos políticos foram superados nas negociações com os EUA.
Em Kuala Lumpur, na manhã de 26/10, o Secretário Executivo do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Fernando Elias Rosa, afirmou que aspectos políticos foram superados e não serão levados em conta na negociação com os Estados Unidos sobre o tarifaço. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa, onde ele destacou a importância do compromisso político assumido pelo governo norte-americano.
Avanços nas negociações
“Estamos avançando espetacularmente bem, estamos num cenário mais positivo. Isso se deve pelo compromisso político assumido pelo governo norte-americano, reforçado ontem novamente. Em poucas semanas deve haver um acordo”, afirmou Rosa. O secretário fez referência à taxação imposta ao Brasil e à necessidade de reverter essa situação, que segundo ele, é baseada em motivos improcedentes.
Cronograma de reuniões
O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, que também participou da reunião, informou que um cronograma de reuniões foi estabelecido para tratar das negociações de ambos os lados, focando nos setores mais afetados pelas tarifas. “Concordamos em trabalhar para construir um acordo nas próximas semanas”, destacou Vieira.
Participação na Cúpula da ASEAN
Além de Rosa e Vieira, o embaixador Audo Faleiro também esteve presente nas discussões, que ocorreram durante a 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). O encontro é visto como um passo significativo no restabelecimento do diálogo entre Brasil e EUA, onde temas gerais foram discutidos, e a disposição para resolver a questão econômica foi expressa pelo presidente norte-americano.
O governo brasileiro continua buscando a suspensão das tarifas enquanto as negociações estão em curso, além de se oferecer para mediar a crise dos EUA com a Venezuela.