Assinatura para evitar anúncios no Facebook e Instagram

Modelo de pagamento será implementado no Reino Unido

Usuários do Facebook e Instagram poderão pagar uma assinatura para não ver anúncios personalizados no Reino Unido. A opção será implementada nas próximas semanas.

Usuários das redes sociais Facebook e Instagram poderão pagar uma assinatura para não receber anúncios personalizados durante a navegação no Reino Unido. A versão sem publicidade das plataformas foi anunciada nesta sexta-feira (26) pela Meta e em breve já entrará em vigor.

Detalhes da assinatura

A assinatura por enquanto é exclusiva para britânicos e foi oficializada após negociações com o Information Commissioner’s Office (ICO), que é um órgão regulador da região. A implementação do modelo de pagamento recorrente será realizada “nas próximas semanas”.
De acordo com a Meta, a ideia é fornecer à população do Reino Unido “a escolha clara sobre ter os dados usados para anúncios personalizados, ao mesmo tempo em que se preserva o acesso gratuito e a valorização do que a internet apoiada por publicidade cria para pessoas, negócios e plataformas”.

Opções de pagamento

Usuários do Reino Unido com 18 anos de idade ou mais receberão “nas próximas semanas” uma notificação para escolher qual será o formato desejado. A oferta da companhia é um modelo comercial conhecido como “pagar ou consentir” por dar duas opções ao consumidor: aderir às assinaturas ou permitir certas práticas (neste caso, que dados sejam coletados e também utilizados em publicidade direcionada).
A mensalidade para não ver anúncios nas redes sociais é de £2,99 (ou cerca de R$ 22 em conversão direta de moeda) para o pagamento na web ou £3,99 (quase R$29) se o pagamento for processado no celular, por causa das taxas cobradas por Google e Apple.

Comparação com a União Europeia

Caso o perfil de Instagram e Facebook estejam conectados entre si, o pagamento único remove os anúncios personalizados de ambas as contas. Porém, será possível pagar uma taxa de £2 ou £3 adicionais para tirar a publicidade também de outros perfis que estejam listados na sua Central de Contas. Na União Europeia, a Meta teve uma proposta similar rejeitada pelas autoridades por violações das leis de mercado digital na região. Anunciada há dois anos, ela teria valores maiores do que os válidos para o Reino Unido (o equivalente a R$ 70 no plano mais caro).

Considerações finais

O motivo da recusa pela comissão foi a falta de uma terceira opção para o usuário, que envolveria o uso gratuito das redes sociais com menor coleta de dados para uso em anúncios. Na região, a Meta também já foi multada nos últimos anos por práticas anticompetitivas no Marketplace do Facebook e exposição de dados de usuários após um incidente de segurança. Até o momento, não há indicativos que a assinatura para remover anúncios será oferecida em outras regiões, já que essa parece ser uma ação da Meta feita apenas com base em decisões regulatórias de cada local. A verificação de idade é tida como o próximo grande desafio regulatório das redes sociais.

PUBLICIDADE

Relacionadas: