Astrônomos detectam nova estrela buraco negro no universo

Estudo revela objetos cósmicos com características surpreendentes

Astrônomos detectam nova estrela buraco negro no universo
Foto: Divulgação/MPIA/HdA/T

Estudo revela a possível existência de uma nova estrela buraco negro, um objeto que brilha intensamente como uma estrela.

Na data de 25/09/2025, um novo estudo liderado pela astrônoma Anna de Graaff, do Instituto Max Planck de Astronomia, revela a possível existência de uma nova estrela buraco negro. Os cientistas analisaram pequenos pontos vermelhos detectados pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST), que intrigaram a comunidade científica por não se encaixarem nas características conhecidas de galáxias ou buracos negros. O estudo foi publicado em 10 de setembro na revista Astronomy & Astrophysics.

O fenômeno intrigante

Esses pequenos objetos, que existiram 1,8 bilhão de anos após o Big Bang, são considerados pela equipe como uma nova classe de objeto cósmico. A luz desses pontos demora 12 bilhões de anos para chegar à Terra, e a análise revelou um aumento incomum no brilho, fenômeno conhecido como quebra de Balmer. Essa característica, segundo os pesquisadores, sugere que o objeto possui uma fonte energética muito intensa, resultante do gás de hidrogênio denso a uma temperatura específica.

Implicações da descoberta

Caso a teoria da estrela buraco negro se confirme, esses objetos podem ajudar a entender como buracos negros supermassivos se formaram rapidamente no universo primitivo, um mistério que ainda intriga os cientistas. Os pesquisadores pretendem continuar suas análises em busca de mais evidências que confirmem essa nova classificação de objeto cósmico.

Próximos passos na pesquisa

Com a nova perspectiva trazida pelo estudo, os astrônomos se preparam para investigar mais pontos vermelhos, o que pode revelar mais informações sobre a formação de buracos negros e suas características. Essa pesquisa abre novos caminhos para a compreensão do universo e dos fenômenos que nele ocorrem.

PUBLICIDADE

Relacionadas: