Incidente ocorreu durante operação contra narcóticos
Um ataque do Exército dos EUA no Caribe resultou na morte de três pessoas nesta quinta-feira (7).
Nesta quinta-feira (7), o Exército dos EUA realizou um ataque contra uma embarcação no Caribe, resultando na morte de três pessoas, conforme informado pelo secretário de Defesa Pete Hegseth. O ataque foi ordenado pelo presidente Trump e visou uma embarcação operada por uma Organização Terrorista Designada, que estava supostamente envolvida no tráfico de narcóticos em águas internacionais.
Detalhes do ataque
Hegseth mencionou que as forças armadas dos EUA não sofreram ferimentos durante a operação. Desde o início dessa campanha, os EUA afirmam ter matado 70 indivíduos em 17 ataques, destruindo 18 embarcações. Três pessoas sobreviveram ao ataque, sendo que duas foram detidas pela Marinha dos EUA e devolvidas aos seus países de origem, enquanto uma terceira foi considerada morta após buscas realizadas pela Marinha Mexicana.
Reações e implicações
O governo Trump comunicou ao Congresso que os EUA estão em um “conflito armado” contra os cartéis de drogas desde o primeiro ataque em 2 de setembro, classificando os mortos como “combatentes ilegais”. Essa declaração gerou controvérsias, com membros do Congresso e grupos de direitos humanos questionando a legalidade das operações e a falta de evidências públicas sobre a ligação das embarcações com o narcotráfico. As autoridades militares afirmaram que não houve ferimentos entre os militares americanos durante os ataques.
Fonte: www.cnnbrasil.com.br
Fonte: • Pete Hegseth/X