Ofensiva russa com drones e mísseis causa tragédias em diversas regiões
Ataques russos na Ucrânia resultam em 6 mortes, incluindo crianças, e atingem creche em Kharkiv.
Ataques na Ucrânia
A Rússia intensificou os ataques à Ucrânia com mais de 400 drones e 28 mísseis lançados nessa terça-feira (22/10). A ofensiva massiva, que teve enfoque em instalações e infraestruturas, principalmente em Kiev, deixou ao menos 6 mortos, incluindo duas crianças. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, condenou os bombardeios e afirmou que o líder russo, Vladimir Putin, sinaliza o desejo de estender a guerra.
Números e danos
Além dos 6 mortos, 17 pessoas ficaram feridas. O ataque afetou diversas regiões, incluindo Odesa, Chernihiv, Dnipro, Kirovohrad, Poltava, Vinnytsia, Zaporizhzhia, Cherkasy e Sumy. Drones foram repelidos pelos sistemas de defesa antiaérea ucraniano, minimizando o impacto das ofensivas.
Ataques em áreas residenciais
Os mísseis e drones russos atacaram áreas residenciais, especialmente em Kiev, onde ocorreram vários incêndios. Próximo à comunidade de Zazim, 3 pessoas morreram após uma casa ser atingida. Em Dniprovskyi, um prédio de 16 andares foi atingido, provocando um incêndio e resgates de 10 pessoas, incluindo crianças.
Atingida creche em Kharkiv
Uma creche em Kharkiv foi alvo de drones russos, resultando em uma morte e 7 feridos. O prefeito de Kharkiv, Ihor Terekhov, informou que três drones Shahed foram utilizados no ataque. O desabamento do segundo andar do prédio causou danos significativos, mas o incêndio foi controlado rapidamente.
A situação continua a se agravar, com apelos internacionais por um cessar-fogo e negociações de paz.