Athletico-PR volta a vencer e aumenta chances de acesso na Série B

Vitória sobre o Amazonas deixou o time com 18,95% de possibilidade de subir para a elite do futebol brasileiro

Athletico-PR voltou a vencer na Série B e aumentou suas chances de acesso para 18,95%.

A vitória do Athletico-PR sobre o Amazonas, por 2 a 0, em casa, na última rodada da Série B, elevou as chances de acesso do time paranaense para 18,95%. Com essa vitória, o Furacão ganha fôlego na luta por uma vaga na elite do futebol brasileiro em 2026. O próximo desafio será contra o Goiás no Estádio da Serrinha, onde uma nova vitória pode colocá-los de volta ao G-4.

Situação dos concorrentes na Série B

O Coritiba lidera a competição com impressionantes 98,78% de possibilidade de acesso, enquanto a Chapecoense também se destaca com 86,86%. O Goiás, após uma vitória sobre o Criciúma, aumentou suas chances para 40,92%. Por outro lado, o Remo, com seis vitórias consecutivas, está com 69,30% de possibilidade de acesso.

Risco de rebaixamento para o Paysandu

Por outro lado, o Paysandu está com 99,92% de risco de rebaixamento, podendo ter seu destino confirmado na próxima rodada. O time precisa vencer o Atlético-GO e torcer para que o Athletic não vença o Avaí. Outros clubes na luta contra o rebaixamento, como o Volta Redonda e o Amazonas, também enfrentaram derrotas que aumentaram suas chances de queda.

Metodologia de cálculo das chances

As probabilidades de acesso e rebaixamento foram calculadas em parceria com o economista Bruno Imaizumi, utilizando 10 mil simulações para cada partida. A metodologia envolve uma distribuição estatística chamada Poisson Bivariada, que avalia as chances de cada equipe com base em seu desempenho anterior e nas condições atuais da tabela. As previsões são atualizadas a cada rodada, refletindo as novas realidades do campeonato.

PUBLICIDADE

[quads id=1]

Relacionadas: