Wheatley destaca foco em confiabilidade e integração de chassi e motor
Jonathan Wheatley, chefe da Sauber, fala sobre a preparação para a estreia da Audi na Fórmula 1 em 2026, com foco em confiabilidade do motor.
Jonathan Wheatley, chefe da Sauber e responsável pelo projeto da Audi na Fórmula 1, afirmou que a equipe vive um momento decisivo na preparação para a estreia oficial da marca alemã em 2026. O dirigente destacou que a prioridade atual é garantir confiabilidade no novo motor, que já está em fase de testes de dinamômetro.
“É um período extremamente movimentado para todas as equipes de Fórmula 1, e naturalmente o foco se volta para 2026. Estamos dentro do cronograma com nosso programa de dinamômetro. O motor já está rodando há algum tempo”, disse Wheatley.
Foco na confiabilidade
Com a Audi desenvolvendo pela primeira vez sua própria unidade de potência na F1, a estratégia inicial é priorizar a durabilidade em vez de buscar desempenho imediato: “O foco agora é na confiabilidade porque, como você disse, estaremos rodando o carro em um período incrivelmente curto de tempo”, explicou.
Integração de chassi e motor
O britânico revelou ainda que a integração entre chassi e motor deve acontecer no fim do ano, um marco importante para o projeto: “É um período empolgante no projeto da Audi na F1, obviamente unindo chassi e powertrain pela primeira vez em dezembro”, acrescentou.
Preparativos para 2026
Segundo Wheatley, o trabalho também se estende ao simulador, que já começa a direcionar atividades para a temporada de 2026. No entanto, ele reforça que ainda é cedo para falar em desempenho: “Em ambos os programas é um pouco prematuro falar em performance, o que talvez fosse sua próxima pergunta. E claro, só vamos realmente saber de tudo isso na primeira sessão de classificação e na primeira corrida em Melbourne no próximo ano”, concluiu o chefe da Sauber, que se tornará Audi a partir de 2026.
Com a chegada da Audi e também da Cadillac, a Fórmula 1 se prepara para uma nova era com o regulamento técnico de 2026, que promete mudanças profundas tanto no chassi quanto nas unidades de potência.