Estudo revela que diagnósticos estão subindo, mas mortalidade permanece estável.
Casos de câncer em jovens têm aumentado, mas mortalidade se mantém estável, segundo estudo. O aumento pode ser atribuído a diagnósticos mais frequentes.
Novos casos de câncer têm aumentado entre pessoas jovens, gerando preocupação entre pacientes e médicos sobre as causas. Uma nova pesquisa sugere que o aumento de casos de câncer em início precoce está, em grande parte, relacionado a triagens mais frequentes e rotineiras, enquanto as taxas de mortalidade entre os jovens não mudaram.
Efeitos das triagens na detecção
O estudo, publicado na segunda-feira na JAMA Internal Medicine, comparou as taxas de novos diagnósticos ao longo das últimas três décadas com as taxas de mortalidade dos tipos de câncer que mais crescem em adultos com menos de 50 anos. Dentre os oito tipos de câncer analisados, apenas dois, o colorretal e o endometrial, mostraram aumento nas mortes. Outros cânceres incluíram tireoide, anal, pâncreas, rim, mieloma e intestino delgado. Apesar do aumento nos casos de câncer de mama e rim, as taxas de mortalidade entre todos os grupos etários diminuíram nos últimos anos.
Diagnósticos e suas implicações
O câncer de mama invasivo tem crescido mais rapidamente em mulheres com menos de 50 anos do que em mulheres acima dessa idade, com um aumento de aproximadamente 1,4% ao ano de 2012 a 2021, segundo a American Cancer Society. Da mesma forma, as taxas de câncer colorretal aumentaram 2,4% por ano em adultos abaixo de 50 anos, enquanto o aumento foi de 0,4% em adultos de 50 a 64 anos no mesmo período. Entretanto, as mortes por ambos os tipos de câncer foram reduzidas pela metade devido à detecção precoce e ao tratamento melhorado, como as imunoterapias. Dr. H. Gilbert Welch, do Center for Surgery and Public Health, enfatiza que a maior busca por cânceres está levando a mais diagnósticos, mas isso não significa que há um aumento real na incidência da doença.
Considerações sobre intervenções médicas
Dr. Ahmed Jemal, da American Cancer Society, alerta que o aumento das taxas de incidência não pode ser atribuído apenas à triagem aprimorada. Fatores como dieta, obesidade e inatividade física também desempenham um papel importante. Além disso, tratamentos desnecessários para cânceres que não são clinicamente significativos podem causar encargos adicionais para pacientes jovens. Dr. Philippe E. Spiess, do Moffitt Cancer Center, acrescenta que a carga psicológica de saber que se tem um tumor pode ser significativa, sugerindo que nem todas as descobertas devem levar a intervenções imediatas. É vital que os médicos avaliem os riscos reais que os tumores representam para os pacientes.