Avaliação de Donald Trump entre jovens é um ‘buraco negro’, afirma analista

/Julia Demaree Nikhinson

Reprodução de dados mostra queda acentuada na aprovação de Trump entre eleitores mais jovens

A avaliação de Donald Trump entre jovens está em queda acentuada, afetando seus planos eleitorais futuros.

Queda acentuada na aprovação de Donald Trump entre jovens

A avaliação de Donald Trump entre jovens está em níveis alarmantes, conforme analisado por Harry Enten, analista de dados da CNN. Esse fenômeno, que ele descreve como um “buraco negro”, indica uma queda de 56 pontos desde fevereiro de 2023, um movimento raro na política.

Historicamente, os jovens tendem a apoiar candidatos do Partido Democrata, no entanto, no ciclo eleitoral de 2024, a proporção de jovens eleitores, entre 18 e 29 anos, que apoiaram o candidato democrata caiu de 61% em 2020 para 51% no atual pleito. Isso revela uma dinâmica complicada para o Partido Republicano (GOP), que precisa reconquistar essa faixa etária para ter sucesso nas eleições de meio de mandato de 2026.

Enten observou que, enquanto inicialmente Trump teve um desempenho melhorado entre os eleitores jovens, sua aprovação despencou, caindo de 10 pontos percentuais positivos em fevereiro para -46 em dezembro. “Esse tipo de queda não é comum de se ver”, destacou o analista. Essa mudança pode ser atribuída a preocupações com a economia, um tema que tem se mostrado central para os eleitores americanos.

Impacto da economia na avaliação de Trump

Segundo uma pesquisa da Fox News, 76% dos cidadãos têm uma visão negativa da economia. Essa análise proporciona um contraste com a avaliação de Joe Biden, que terminou seu mandato em 2024 com 70% de desaprovação em relação à situação econômica. Desemprego e inflação podem ser os principais fatores que levaram os jovens a se distanciar do ex-presidente.

Calvin Jillson, professor de política na Southern Methodist University, comentou sobre esse descontentamento, afirmando que muitos jovens, especialmente homens, esperavam uma melhora no emprego e na renda sob a presidência de Trump. Com a realidade de um mercado de trabalho desafiador, esses jovens eleitores se sentem decepcionados.

Sinais de ligeira recuperação e a retórica de Trump

Apesar do cenário negativo, uma pesquisa recente da The Economist/YouGov mostrou uma leve recuperação na aprovação de Trump entre adultos de 18 a 29 anos, passando de -55 pontos em outubro para -34 em novembro. A avaliação entre os millennials, nascidos entre 1981 e 1996, também apresentou uma leve melhora, de -19 para -16 pontos nesse mesmo período.

Trump, em uma postagem na rede social Truth Social, criticou as pesquisas que considera tendenciosas: “Muitas pesquisas falsas estão sendo mostradas pela mídia radical, todas tendendo fortemente aos democratas e esquerdistas…”. Apesar desse otimismo autoclassificado, os desafios continuam para seu governo enquanto o clima político se transforma constantemente.

A relevância dos jovens nas eleições de 2026

À medida que a presidência de Trump avança, sua aprovação entre todos os grupos, incluindo os jovens, provavelmente ainda enfrentará oscilações. A importância do voto jovem se faz cada vez mais presente e, se o GOP não endereçar as preocupações econômicas e sociais que afetam essa faixa etária, os democratas podem ganhar terreno significativo nas eleições em novembro de 2026. Assim, a análise de Enten e a evolução dos dados de aprovação são fundamentais para entender o futuro político dos Estados Unidos.

Fonte: www.newsweek.com

Fonte: /Julia Demaree Nikhinson

PUBLICIDADE

VIDEOS

TIF - JOCKEY PLAZA SHOPPING - PI 43698
TIF: PI 43845 - SUPLEMENTAR - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
TIF: PI 43819 - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Relacionadas: