Curador explica comportamento da espécie e cuidados a serem tomados
Tubarão mako foi avistado próximo à orla de Imbituba, SC, na última segunda-feira (29).
Um tubarão da espécie Isurus oxyrinchus, conhecido como tubarão mako, foi avistado próximo à orla de Imbituba (SC), na última segunda-feira (29). O animal, que pode atingir cerca de 60 km/h, foi registrado por Higor Carvalho, um piloto de drone que estava na praia fazendo gravações por volta das 17h.
Comportamento e riscos da espécie
O professor e curador do Museu Oceanográfico da Univali, Jules Soto, explicou que, em teoria, o tubarão mako não representa risco para os banhistas, uma vez que não há histórico de ataques dessa espécie a pessoas. “Ele é extremamente seletivo na alimentação, consumindo principalmente pequenos atuns e algumas espécies de lulas”, afirmou Soto, acrescentando que, em casos raros, pode se alimentar de filhotes de golfinhos.
Cuidados necessários
Apesar da natureza do tubarão, o professor reforçou a importância do cuidado: “É um animal que pode gerar ferimentos se provocado ou se houver tentativas de segurá-lo”. A presença do tubarão tão próximo à orla é incomum, já que a espécie geralmente habita águas mais profundas. Segundo ele, “nos últimos 15 anos, alguns makos apareceram em águas rasas, mas não é uma prática comum”.
Recomendações aos banhistas
Diante da situação, a orientação é que as pessoas evitem se aproximar do tubarão e permaneçam longe da praia enquanto ele estiver na área.