Bolsas europeias apresentam variações em meio a balanços e comércio

2021REUTERS

Mercados reagem a resultados corporativos e tensões comerciais

As bolsas europeias operam sem direção única, avaliando balanços corporativos e tensões comerciais.

As bolsas europeias operam sem direção única na manhã desta quinta-feira (23), enquanto investidores avaliam uma série de balanços corporativos da região, além de tensões comerciais e geopolíticas.

Por volta das 6h55 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha modesto avanço de 0,17%, a 573,28 pontos. O destaque positivo da temporada de balanços foi a Kering, que saltou 9,4% em Paris, um dia após divulgar receita trimestral menor, mas acima do esperado.

Movimentações nas bolsas

Além da Kering, a Unilever subia 1% em Londres, após as vendas subjacentes trimestrais da multinacional anglo-holandesa crescerem mais do que o previsto. Em contrapartida, a Renault caía 2,3% em Paris, apesar de apresentar desempenho de vendas praticamente em linha com o consenso de analistas, a montadora cortou sua projeção para a margem operacional deste ano.

Fatores geopolíticos em destaque

Fatores geopolíticos também impulsionam as petrolíferas europeias. No horário mencionado, o subíndice do setor avançava 2,6%, à medida que as cotações do petróleo disparavam mais de 5% em reação a sanções impostas pelos EUA às gigantes petrolíferas russas Rosneft e Lukoil, em meio à frustração de Washington com a falta de progresso para encerrar a guerra na Ucrânia.

Tensões comerciais entre EUA e China

A rixa comercial entre EUA e China também está em foco. Relatos recentes afirmam que o governo Trump considera impor restrições a exportações de produtos para a China que utilizem software americano. Hoje, Pequim anunciou que o vice-premiê chinês He Lifeng se encontrará com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, na Malásia, a partir de amanhã (24), para debater questões comerciais e econômicas.

Às 7h09 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,53% e a de Paris avançava 0,28%, enquanto a de Frankfurt caía 0,41%. As de Milão e Lisboa tinham altas de 0,34% e 0,73%. Já a de Madri recuava 0,13%.

PUBLICIDADE

Relacionadas: