Bolsas europeias registram alta de 1% com sinais de fim de shutdown nos EUA

Bolsa de Frankfurt • 22

Otimismo nos mercados globais impulsiona índices europeus

As bolsas europeias operam em alta de mais de 1% com sinais de fim de shutdown nos EUA.

As bolsas europeias operam em alta de mais de 1% nesta manhã de segunda-feira (10), refletindo um clima de otimismo nos mercados globais, especialmente à luz de indícios de que a paralisação histórica do governo do presidente dos EUA, Donald Trump, está se aproximando do fim. Por volta das 6h10 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 1,17%, alcançando 571,37 pontos, após ter encerrado os negócios da sexta-feira (07) em seu menor nível em mais de três semanas, devido a preocupações com uma possível bolha nas ações ligadas à inteligência artificial (IA).

O apetite por risco na Europa voltou a ganhar força após o Senado dos EUA avançar com uma proposta para reabrir o governo Trump, que está paralisado desde 1º de outubro, e financiar a máquina pública até o final de janeiro. Este movimento gerou um ambiente favorável para os investidores, que reagiram positivamente às notícias.

Setores em destaque na alta das bolsas

No horário acima, o subíndice europeu de tecnologia buscava recuperar perdas recentes e liderava os ganhos por setor, com uma impressionante alta de 2,1%. Esse desempenho positivo foi impulsionado por ações individuais que se destacaram no mercado. A Diageo, por exemplo, viu suas ações saltarem 6,3% em Londres, após a fabricante britânica de bebidas alcoólicas anunciar Dave Lewis, ex-chefe da rede de supermercados Tesco, como seu novo CEO.

Desempenho das principais bolsas europeias

Às 6h24 (de Brasília), as principais bolsas europeias apresentavam resultados positivos: a Bolsa de Paris subia 1,13%, a de Frankfurt avançava 1,47% e a de Londres ganhava 0,72%. Outras bolsas, como as de Milão, Madri e Lisboa, também exibiam altas significativas, com respectivas variações de 1,71%, 1,05% e 1,16%. Essa recuperação do mercado é vista como um sinal de confiança por parte dos investidores, que aguardam ansiosos por desdobramentos sobre o futuro da economia global.

Expectativas futuras

Com os sinais de uma possível resolução para o shutdown nos EUA, os investidores estão mais otimistas em relação às perspectivas econômicas. A expectativa é que, com o reestabelecimento do funcionamento do governo, haja um estímulo adicional para o crescimento econômico, o que pode continuar a impulsionar as bolsas europeias nos próximos dias. Portanto, o cenário atual mostra que a combinação de fatores pode levar a uma recuperação robusta dos mercados financeiros, tanto na Europa quanto em outras regiões do mundo.

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

Fonte: Bolsa de Frankfurt • 22

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: