Bonde Urbano Digital inicia testes finais em Piraquara antes da operação com passageiros

AMEP

Inovação em transporte promete modernizar a mobilidade na região metropolitana

O Bonde Urbano Digital (BUD) chega a Piraquara para testes antes da operação com passageiros, prevista para dezembro.

Bonde Urbano Digital inicia fase final de testes em Piraquara

O Bonde Urbano Digital (BUD) chegou na madrugada desta sexta-feira (28) ao Terminal São Roque, em Piraquara, onde começará a fase final de testes antes de iniciar a operação com passageiros, prevista para dezembro. A iniciativa, coordenada pela Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), é uma inovação em mobilidade promovida pelo Governo do Estado.

O presidente da Amep, Gilson Santos, comentou sobre o significado do início dos testes nas ruas. “A partir de agora, o BUD ficará diariamente no Terminal São Roque, realizando testes na linha Pinhais–Piraquara, especialmente em horários de menor movimento, para avaliarmos a performance e a operação autônoma dos veículos”, explicou. Esses testes são fundamentais para garantir que o sistema funcione com segurança e eficiência.

Tecnologia do BUD e seus Benefícios

Os testes envolverão tanto o percurso completo quanto trechos que utilizam marcadores magnéticos, uma tecnologia que permite o funcionamento do ‘trilho digital’. Santos destacou que essa demonstração é importante, pois comprova a precisão do sistema, que é guiado por ímãs instalados ao longo do pavimento. A instalação dos marcadores já foi concluída no terminal e em partes da Rodovia Leopoldo Jacomel, garantindo que o veículo possa realizar manobras autônomas, sempre sob supervisão de motoristas em treinamento.

Após dois meses de preparação intensa, que incluiu a montagem do veículo, enviado em módulos da China pela CRRC Corporation, a equipe especializada completou os ajustes necessários. Além disso, obras de sinalização e instalação do sistema de carregamento também foram realizadas no terminal.

O BUD não substituirá os ônibus convencionais, mas funcionará como um reforço das linhas tradicionais. Com 30 metros de comprimento, o veículo tem capacidade para até 280 passageiros e deve atender cerca de 10 mil usuários por mês. A tarifa será a mesma do sistema metropolitano, de R$ 5,50, garantindo a integração entre linhas.

Impacto Ambiental e Sustentabilidade

Santos ressaltou também os avanços ambientais que o BUD representa. O veículo é 100% elétrico e utiliza supercapacitores, que permitem um carregamento mais rápido e eficiente, evitando o uso de baterias de lítio. Além de ser mais silencioso, o BUD possui ar-condicionado e isolamento acústico, proporcionando mais conforto aos passageiros.

A escolha de Piraquara como local para a operação do BUD é simbólica, uma vez que a cidade é reconhecida por sua preservação ambiental. Santos afirma: “Nada mais justo do que receber um sistema que traz inovação, sustentabilidade e baixa emissão de poluentes”.

Além disso, o BUD é visto como um modelo que pode ser replicado em outras cidades e corredores metropolitanos, oferecendo conforto, segurança e eficiência ao transporte coletivo com a mesma tarifa que os cidadãos já pagam atualmente.

Treinamento de Motoristas

A Amep, em parceria com as empresas operadoras, selecionou quatro motoristas do sistema metropolitano para conduzir o BUD. Eles passaram por um treinamento intensivo de duas semanas e agora iniciam os testes no trajeto real. Gisele Mafra, uma das motoristas selecionadas, destacou a modernidade do novo veículo e a necessidade de adaptação ao novo sistema. Emílio Vargas, outro motorista, também comentou sobre a motivação e o desafio que o BUD representa em sua carreira. Nos próximos dias, eles realizarão testes supervisionados em duplas e, posteriormente, testes conjuntos ao longo do trajeto da operação.

Com a implementação do BUD, o transporte coletivo em Piraquara promete uma revolução, unindo inovação e sustentabilidade para atender a crescente demanda de mobilidade na região.

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