Comitiva brasileira busca revogação total das tarifas impostas pelos EUA
Brasil está definindo a comitiva que irá a Washington para discutir tarifas com os EUA.
O governo brasileiro está em processo de definição dos membros que irão compor a comitiva para negociações em Washington, Estados Unidos, sobre as tarifas impostas ao Brasil. A escolha dos representantes dependerá da confirmação de quais autoridades americanas participarão das discussões. Apuração é de Isabel Mega no CNN Novo Dia.
“O próprio presidente Lula falou que deve escalar seu time de elite”, destaca a analista de Política da CNN, lembrando dos nomes já mencionados pelo presidente: Fernando Haddad, Mauro Vieira e Geraldo Alckmin. “Os próximos passos vão depender também da conclusão da agenda de Trump na Ásia, assim como a comitiva brasileira que está ainda voltando para o Brasil”.
Negociações em andamento
Brasil e EUA mantêm negociações sem suspensão do tarifaço. Trump lidera a virada de posição da Casa Branca sobre o Brasil, segundo o Eurasia. Delegações do Brasil e EUA iniciam discussões sobre o tarifaço.
Objetivos das negociações
“O principal nas próxima semana é conseguir avançar nos debates técnicos”, explica Mega. “Já não se esperava que saísse algo definitivo desta reunião”. O Brasil busca a revogação completa do tarifaço, descartando a possibilidade de apenas ampliar a lista de isenções para alguns produtos. As discussões podem incluir temas como a revisão das condições para o etanol e questões relacionadas a terras raras.
Otimismo no setor cafeeiro
O setor cafeeiro demonstra otimismo quanto às negociações, baseando-se na análise de que seria difícil para os Estados Unidos substituir o Brasil como fornecedor, considerando que outros países como Colômbia e Vietnã não possuem produção suficiente para atender à demanda americana.